Brasil

TSE vai ouvir Marcelo Odebrecht em ação que pode cassar Temer

Por Uol Notícias 22/02/2017 15h03
TSE vai ouvir Marcelo Odebrecht em ação que pode cassar Temer
A presidente da República reeleita Dilma Rousseff ao lado do vice-presidente Michel Temer (PMDB), durante cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, em Brasília em janeiro de 2015 - Foto: Eduardo Anizelli - 1º.jan.2015/Folhapress

O relator no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) da ação que pede a cassação da chapa Dilma/Temer, o ministro Herman Benjamim, marcou para o dia 1º de março o depoimento de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da construtora, e dos ex-executivos da empreiteira Cláudio Melo Filho e Alexandrino de Salles Ramos.

Os depoimentos ocorrerão em Curitiba, onde Marcelo está preso.

Em sua decisão, Benjamim afirma que deseja apurar se há nas delações premiadas da Odebrecht informações relativas à campanha de 2014.

"Por tais razões, diante de indicativos extraídos da mídia escrita sobre a recente homologação da colaboração premiada de 77 (setenta e sete) executivos da empresa Odebrecht, no âmbito da denominada Operação Lava Jato, e de que houve depoimentos relacionados à campanha eleitoral da chapa Dilma-Temer em 2014, determino a oitiva das testemunhas", diz trecho do despacho do ministro.

Ainda segundo Benjamim, o depoimento do dono e dos ex-executivos da empreiteira foi autorizado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo.

A ação contra a chapa presidencial que reelegeu Dilma Rousseff e Michel Temer, como vice-presidente, foi movida pelo PSDB. O partido acusa a campanha adversária de ter cometido abuso de poder político e econômico.

Em seu acordo de colaboração, Cláudio Melo Filho afirmou que Michel Temer acertou com a empreiteira, durante jantar no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, o pagamento de R$ 10 milhões ao PMDB.

Temer tem negado qualquer irregularidade em doações feitas ao partido.