PRF

Bebida alcoólica continua liderando nos flagrantes da PRF

No final de semana, dos sete condutores pegos em flagrantes sob efeito de álcool, dois foram presos

Por 7 Segundos com Assessoria 20/02/2017 10h10
Bebida alcoólica continua liderando nos flagrantes da PRF
Motoristas insistem em dirigir após ingerir bebida alcoólica. - Foto: Cortesia

Sete condutores dirigindo veículos automotores sob efeito de álcool foram flagrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o fim de semana nas rodovias federais que cortam Alagoas. Das sete infrações, duas resultaram em prisões.

A primeira prisão por alcoolemia ao volante aconteceu na BR-316, em Atalaia, no fim da tarde da sexta-feira (17). O infrator, de 42 anos, pilotava uma motocicleta Bross, com placa de Maribondo, e aparentava sinais de embriaguez.

Quando realizou o teste de etilômetro, foi confirmada a suspeita dos agentes. O resultado indicou o índice de 1,03mg/l de álcool no organismo. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Viçosa.

Já a segunda prisão ocorreu na tarde de sábado (18), durante blitz na BR-101, em Teotônio Vilela. Uma CG, com placa da mesma cidade, foi abordada e o motociclista foi convidado a realizar o teste de etilômetro, que acusou a ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir. O índice de 0,42mg/l resultou na prisão do homem de 33 anos.

Limite

Para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o índice de 0,30mg/l no organismo do condutor já é suficiente para enquadrar a conduta como crime de trânsito. Além de ser preso, o motorista terá de pagar pela multa de R$2.934,70, acumulará sete pontos na carteira de habilitação e poderá ter seu direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Preocupação

Dos sete condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool nas BRs de Alagoas, cinco deles pilotavam motocicletas. Em release, a PRF informou que o cuidado deve ser ainda maior quando se trata de veículo de duas rodas, pois acidentes envolvendo este tipo de veículo costumam ser graves, ou seja, resultam em, pelo menos, um ferido grave ou morto.