Arapiraca

Sem recursos públicos, albergue oferece comida e dormida a moradores de rua

Inaugurado em maio de 2016 em Arapiraca, região Agreste de Alagoas, Albergue funciona de domingo a domingo

Por Laís Pita 16/02/2017 18h06
Sem recursos públicos, albergue oferece comida e dormida a moradores de rua
Albergue Noturno Monsenhor José Neto, em Arapiraca. - Foto: Cortesia

Em um mundo tão desumano, com tantas notícias tristes, ainda há em quem se preocupe com o próximo.

A Associação Albergue Noturno Monsenhor José Neto, localizada no bairro Cacimbas, em Arapiraca, região Agreste de Alagoas, recebe toda noite 50 moradores de rua para uma pernoite.

Idealizado pela assistente social Isabel Cristina Nunes dos Santos, 42 anos, o espaço funciona há nove meses, de domingo a domingo, sem nenhum recurso público, apenas com doações de pessoas físicas e trabalho voluntário.

Ao chegarem, os moradores recebem um kit em seu nome com roupas e produtos de higiene pessoal. Antes do toque de recolher, eles jantam e participam de um momento de oração. No dia seguinte, antes de ser liberados, é servido o café da manhã.

Isabel disse que o trabalho, apesar de ser cansativo e desgastante, é recompensador. “Gastar com quem, em tese, não vai poder lhe dar nada em troca, parece loucura. Mas são justamente os mais rejeitados pela sociedade que precisam do nosso amor e acolhimento”, disse.

Questionada sobre se existe um caso especifico de vitória de algum morador de rua que tenha passado pelo Albergue, Cristina explica que todos os casos são merecedores de aplausos, mas que trabalha com o "só por hoje".

“Que eles não fiquem na rua só por hoje, que só por hoje eles possam comer, que só por hoje tenham uma cama para dormir e que só por hoje eles se sintam gente”, explicou.

 “A gente não pode fazer muita festa e ter muita expectativa para o futuro, a nossa missão é a redução de danos. O amanhã a Deus pertence”, se emocionou a idealizadora do projeto.  

Mensalmente, cerca de 1200 pessoas passam pelo Albergue. Ao fazer o fechamento do ano passado, Isabel disse que 50% dos passantes não são do estado, incluindo estrangeiros, 30% são de Arapiraca e 20% de Alagoas.

A assistente social disse ao 7 Segundos que quando o espaço foi aberto, em maio do ano passado, 130 pessoas prestavam trabalho voluntário, mas atualmente conta com uma equipe de 70.

José de Moura Silva, mais conhecido como seu Moura, colabora há seis meses com o Albergue. “Hoje eu faço por eles, amanhã eu não sei, pode ser um filho meu ou até eu próprio precisando de ajuda”, disse.

Monsenhor José Neto

O Monsenhor José Neto, 82 anos, que dá nome ao Albergue, foi pároco da Paróquia de Santo Antônio durante muitos anos. É muito conhecido na região e sempre foi defensor dos pobres e  vulneráveis.  

Serviço

Quem quiser conhecer o local ou trabalhar como voluntário, é só se dirigir até o Albergue, que fica localizado na Avenida Rio Branco, número 717, bairro Cacimbas.

As doações são recebidas através de depósitos ou transferências para a conta em nome da própria instituição.

Dados da conta:

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 4806

Conta: 505-0

Operação: 003

Assista ao vídeo, abaixo, feito pela equipe do Portal 7 Segundos no Albergue Noturno Monsenhor José Neto: