Arapiraca

FrigoVale completa um ano e pretende dobrar número de abates

Por 7 segundos 15/02/2017 13h01
FrigoVale completa um ano e pretende dobrar número de abates
FrigoVale abate 5.000 animais por mês - Foto: Assessoria

Com um investimento na casa de R$ 11 milhões que gerou 200 empregos diretos em Arapiraca, a FrigoVale completou, nesta quarta-feira (16), um ano de inauguração, o diretor executivo, Jaelson Gomes recebeu a equipe de reportagem do sete segundos, para destacar os avanços no frigorífico e almeja dobrar o número de abates, que hoje está na casa de 5.000 animais.

“Após um ano de funcionamento em Arapiraca, a Frigovale se sente de certo modo realizada, considerando depois de muita luta nessa decisão que a municipalidade tomou de terceirizar esse tipo de serviço, que é o abate de bovinos, caprinos e suínos, e muita luta e quebra de paradigmas, mas a direção considera exitoso esse período em que estamos passando. Na verdade, o projeto é de 2014, mas a operação começou mesmo em 2016. Nós só temos a agradecer os nossos colaboradores, a sociedade de Arapiraca e as autoridades pelo compromisso e apoio que tem nos dado.

Segundo o diretor, a nossa capacidade de abate, com a estrutura atual, nós operamos com a casa de 5.000 animais por mês. "Nós pretendemos dobrar o número de abates. Já iniciamos as tratativas com o mercado financeiro para que esse aporte seja liberado. Pretendemos receber esses recursos para aumentar a nossa capacidade de abatimento. Nós atendemos a 26 cidades alagoanas e queremos combater o abate clandestino para que todo o abate seja feito de forma que possa atender as legislações ambientais”, afirmou.

De acordo com diretoria do frigorífico, a nossa grande preocupação é atender a todas as questões ambientais. “É o nosso grande objetivo desde a nossa abertura para que tudo o que seja oriundo do abate e que não seja aproveitado, tenha o destino correto para não danificar o meio ambiente”, destacou.

Jaelson Gomes assegurou que após muita luta e algumas controvérsias com os marchantes para que a Frigovale pudesse operar, o assunto encontra-se superado. “Sabemos que sempre vai existir aqueles detalhes que ainda ponderam, mas no geral nós temos uma aliança e uma parceria com os marchantes e com os produtores. Já existe um entendimento que esse é o caminho. O trabalho que está sendo desempenhado e vem sendo aprovado. É normal que ainda, depois de tantos anos, ainda existe uma resistência, mas é de uma pequena minoria”, revelou.

O presidente executivo da Frigovale finalizou a entrevista para o sete segundos e opinou sobre as expectativas para 2017. “Esperamos que ao longo deste ano, nós possamos consolidar e aumentar esse volume. A nossa ênfase é a carne limpa em Alagoas. A carne limpa em nosso Estado é maior que a Frigovale. A Frigovale chega como um caminho para que isso aconteça. Nós precisamos combater o abate clandestino porque isso é questão de saúde pública e muito danosa para os consumidores. É nesse contexto que nós estamos investindo é a campanha a favor da carne limpa. Em 2017, nós teremos muitos avanços. Na prática, os consumidores já começaram a sentir isso e entender que esse é o melhor caminho. A carne e o animal se não for abatido da forma correta acarreta em uma séria de doenças e prejuízos para a população e é isso que a Frigovale tenta mostrar e fazer um trabalho para que isso seja possível”, salientou.