Educação

Escola estadual em Teotônio Vilela aprova mais de 30 estudantes em universidades públicas

De acordo com diretora da unidade, número de aprovados subiu, durante um ano, de 4 para 31

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 08/02/2017 17h05
Escola estadual em Teotônio Vilela aprova mais de 30 estudantes em universidades públicas
Mais de 30 estudantes de escola estadual passam para universidades públicas - Foto: Agência Alagoas

A Escola Estadual de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus, localizada na cidade de Teotônio Vilela, aprovou 31 estudantes em universidades públicas durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016.

De acordo com a diretora da unidade, Fátima Pimentel, o número de aprovados aumentou notavelmente entre o exame do ano passado e o de 2015, saltando de 4 para mais de 30 classificados. Ela atribui o sucesso ao trabalho constante realizado pelos servidores da escola.

"É a primeira vez que temos um número tão significativo e isso representa uma felicidade imensa. Tivemos, inclusive, alunos que conseguiram a aprovação em mais de uma universidade pública, além dos primeiros lugares em Química, Letras e Engenharia Civil", explica a gestora da Pedro Joaquim.

A diretora salienta ainda que o trabalho de preparação foi feito durante todo o ano com base na metodologia adotada pelo Enem.

"Realizamos um projeto com ex-alunos que foram aprovados na Ufal para atenderem aos estudantes, além de aulas com os professores, trabalhando a metodologia do Enem. A Seduc [Secretaria de Estado da Educação] forneceu um laboratório de ensino, que auxiliou bastante e também realizamos um cinelab [que mostra filmes atuais para aumentar a capacidade de associação e argumentativa dos estudantes], aos sábados com os alunos", diz Fátima.

Entre os aprovados está Maria Jackeline da Silva, de 19 anos. A ex-estudante não foi aprovada só em uma, mas em duas universidades públicas com a nota obtida no vestibular. Jackeline é Fera em Letras, pela Ufal, e Fisioterapia, na Uncisal.

“Esta foi a terceira vez que eu fiz o Enem, pois estava há dois anos tentando ser aprovada em fisioterapia. O diferencial desta vez foi a preparação que a gente teve durante todo o ano, além das dicas que os professores deram”, explica a estudante.

Jackeline informa ainda que a sensação de ser aprovada em duas universidades públicas é maravilhosa. “Foi totalmente inesperado o resultado. No segundo dia de prova eu cheguei a perder minha Carteira de Identidade, além de molhar o cartão- resposta. Mas, no final, tudo deu certo”, informa a aprovada.

Contagiante

A vontade de aprender mais e entender o estudante contagia o clima na Escola Pedro Joaquim. Ana Carolina Vasco provou que ser coordenadora pedagógica da unidade escolar não é suficiente. Ela prestou o Enem 2016 para entender melhor o processo do exame.

“Estamos incentivando para que os professores se atualizem e, além de pesquisar questões do Enem, prestem o exame. É diferente você apenas estudar e fazer a prova, se submeter ao estresse. Você tem que entender o Enem para puder preparar o aluno”.

Ana relata ainda que o incentivo por parte dos pais e professores é extremamente importante no processo de formação e aprendizado dos alunos e que, se esforçando, ela pode ofertar a escola que desejava ter tido na sua adolescência.

“No meu trabalho eu sempre tento ser referência aos meus alunos, pois tive professores que foram referência para mim. É de extrema importância a força que os pais dão, serve de estímulo para os alunos. Eu sempre quis que a escola preparasse melhor para o Ensino Médio, e dar a eles aquilo que eu não tive a oportunidade de ter”.

Confira a lista de aprovados da escola no Enem:

Luiz Elias da Silva Filho (Ufal); Washington Paixão Silva (Ufal); Thomas Henrique dos Santos (Ufal); Ycaro Leandro Santos (Ufal); José Laylson de Albuquerque Santos (Ufal); Maria Kelliane da Silva Rocha (Ufal); Davia Wátila Lima Costa (Ufal); Cleverton da Silva (Ufal); José Marcio da Silva Lima (Ufal); Ana Carolina Honório da Silva (Ufal); Thayse Lidiane Veloso (Ufal); Claudevânia Maria dos Santos (Ufal); André Mateus Firmino da Silva (Ufal); Pedro Henrique Mariano (Ufal); David Venancio Mariano (Ufal); Mateus Cardoso dos Santos (Ufal); Lucas Henrique dos Santos Silva (Ufal); Carolina Barbosa dos Santos (Ufal); Erica Karolayne (Ufal); Maria Jackeline da Silva (Ufal); Igor Valentim dos Santos (Ufal); Marcos Paulo da Silva (Uneal); Jeslane Ribeiro de Queiroz (Uncisal);  Diego Pinheiro da Silva (Uncisal); Rabech Tawane Lima da Silva (Uneal); Jhonatan Veloso (UFS); Helicias Suzana Sampaio Santos (Uneal); Eduardo Breno Farias dos Santos (Uncisal); Victória Batista dos Santos (Uneal); Ana Maria Almeida (Uncisal); e Otávio Henrique Lima Silva (Uneal).