Arapiraca

Vídeo: Milhares de fiéis lotam ruas de Arapiraca para procissão de Nossa Senhora do Bom Conselho

Por 7 segundos 02/02/2017 19h07
Vídeo: Milhares de fiéis lotam ruas de Arapiraca para procissão de Nossa Senhora do Bom Conselho
Fiéis lotam ruas de Arapiraca para acompanhar procissão - Foto: Josival Meneses -7 segundos

Milhares de fiéis lotaram as principais ruas de Arapiraca, na tarde desta quinta-feira (02), para acompanhar a tradicional procissão de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da maior cidade do interior de Alagoas. Como acontece em todos os anos, a imagem da santa deixou a cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, com destino à Arapiraca em uma cavalgada que contou com centenas de cavaleiros e amazonas.

Como manda a tradição, a réplica da Padroeira de Arapiraca é conduzida por uma jovem. Durante o trajeto, os cavaleiros e amazonas desfilam pelas principais ruas de Arapiraca até o Centro da cidade, onde um mar de devotos da santa aguardava ansiosamente e muitos emocionados. A réplica da imagem da santa foi entregue ao Bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda, que estava acompanhado de outros religiosos.

Após a entrega, a procissão teve início pelas ruas do município. Para celebrar o fim da caminhada, uma missa campal foi realizada no Largo Dom Fernando Gomes, no centro de Arapiraca. O tradicional evento contou com a participação do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), que estava acompanhado da primeira-dama. O gestor recebeu a imagem da jovem que estava conduzindo a imagem da santa, juntamente com o Bispo Dom Valério Breda da diocese de Penedo.

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSBD), vereadores, secretários municipais e lideranças políticas de Arapiraca e da Região Metropolitana do Agreste, também participaram da procissão.

Bloqueio das ruas

As equipes de Engenharia de Tráfego e Trânsito da SMTT vão colocar barreiras nos cruzamentos das ruas Lúcio Roberto e Pedro Correia; 30 de Outubro e Monsenhor Macêdo, como também no cruzamento das ruas Dom Vital e Manoel Leão, que ficam por trás da matriz.

Agentes de autoridade de trânsito (AAT) estarão disciplinando e monitorando o trânsito nos três cruzamentos interditados, como também nas ruas no entorno da região central de Arapiraca.

Cavalgada

A SMTT também dará suporte durante o percurso da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, que terá início no Parque Aquabol, na Avenida Pio XII, no bairro Planalto. Duas viaturas (VTRs) e quatro motos (Águias) farão o monitoramento do trânsito em um percurso de 8 km.

Depois da entrega da santa no Largo Dom Fernando Gomes, os cavaleiros e amazonas seguirão com a cavalgada pelas ruas Estudante, Boa Vista, Bela Vista, Rodovia AL-110 até a Rua Rital Leão, na sede da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (ACESA), no bairro Canafístula.

História
A cavalgada foi criada para refazer o percurso do fundador de Arapiraca, Manoel André, que há mais de 150 anos trouxe a santa a cavalo de Bom Conselho, em Pernambuco. A partir de então a imagem da santa foi bem acolhida pelos arapiraquenses e tornou-se a padroeira da cidade.

Assista parte do percurso da cavalgada: