Acidentes

Curso para peritos judiciais acontece neste fim de semana em Arapiraca; confira vagas

Por 7 Segundos com informações da assessoria 24/01/2017 15h03
Curso para peritos judiciais acontece neste fim de semana em Arapiraca; confira vagas
O Perito é chamado pela Justiça para dar pareceres técnicos em processos judiciais (consiste em exame, vistoria e avaliação), - Foto: Ilustração/Internet

Arapiraca sedia neste fim de semana o curso de Perícia Judicial, destinado a diversos profissionais do ensino superior, com o oferecimento de 40 vagas a turma. As aulas serão ministradas no sábado (28) e domingo (29), das 9h às 18h, pelo professor e representante regional do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais (CONPEJ), Marcus Pacobahyba, que também é Piloto de Linha Aérea.

Profissionais das áreas de medicina, engenharia, arquitetura, contabilidade, administração, odontologia, ou de qualquer área do ensino superior, podem se inscrever ao curso, que terá aulas práticas e teóricas.

Ao término do curso, os participantes ganharão a filiação ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil; primeira anuidade do Conselho; inclusão no banco de consultas do site do CONPEJ; carteira associativa, e o certificado de conclusão do curso.

Confira o conteúdo programático e mais detalhes aqui. 

O Perito Judicial é o auxiliador da Justiça, nomeado pelo Juiz. O Perito é chamado pela Justiça para dar pareceres técnicos em processos judiciais (consiste em exame, vistoria e avaliação), nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O parecer técnico é dado através de um laudo escrito, que será assinado pelo perito. O laudo passa ser uma das peças que compõem um processo judicial. Assim, o produto final do perito é o laudo técnico.

Segundo o CONPEJ - criado no ano de 2002 para organizar a atividade profissional em âmbito Nacional e regulamentar a profissão junto aos órgãos competentes-, para atuar como perito judicial não é necessário prestar concurso público.

Podem ser Peritos: os aposentados, profissionais liberais, empregados de empresas em geral, desde que suas profissões sejam regulamentadas por lei, como: engenheiros, arquitetos, contadores, administradores, médicos, psicólogos, dentistas e etc.

Um perito pode chegar a ganhar em uma só perícia, dependendo do caso e da complexidade exigida, mais de R$ 5.000,00.

Existem cursos que tornam o profissional apto a praticar a atividade pericial, o próprio Conpej possui mais de 10 cursos regulares em diversas áreas de Perícias.