Oportunidades

Justiça oferece oportunidade para Peritos Judiciais

Por 7 Segundos com Assessoria 18/01/2017 14h02
Justiça oferece oportunidade para Peritos Judiciais
Profissionais de nível superior podem concorrer a vaga de emprego - Foto: Divulgação

Devido à grande demanda de processos judiciais nas esferas estaduais e federais, vem surgindo um excelente campo de trabalho para os profissionais de nível superior que queiram exercer a função de Perito Judicial.

O Perito Judicial é o auxiliador da Justiça, nomeado pelo Juiz. O Perito é chamado pela Justiça para dar pareceres técnicos em processos judiciais (consiste em exame, vistoria e avaliação), nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O parecer técnico é dado através de um laudo escrito, que será assinado pelo perito. O laudo passa ser uma das peças que compõem um processo judicial. Assim, o produto final do perito é o laudo técnico.

Segundo o Conpej - Conselho Nacional dos Peritos Judiciais (que foi criado no ano de 2002, para organizar a atividade profissional em âmbito Nacional e regulamentar a profissão junto aos órgãos competentes), para atuar como perito judicial não é necessário prestar concurso público.

Podem ser Peritos: os aposentados, profissionais liberais, empregados de empresas em geral, desde que suas profissões sejam regulamentadas por lei, como: engenheiros, arquitetos, contadores, administradores, médicos, psicólogos, dentistas e etc... É dever do Perito honrar os preceitos do Código de Ética de sua profissão.

Como a atividade não exige exclusividade, há possibilidade do profissional estar empregado ou ter outras atividades e realizar perícias durante seu tempo disponível. Abrindo portanto um novo mercado profissional, não só para os que estão se formando agora, como também para os que já estão a bastante tempo no mercado.

Outro atrativo desta função são os rendimentos pois um perito pode chegar a ganhar em uma só perícia, dependendo do caso e da complexidade exigida, mais de R$ 5.000,00.

Existem cursos que tornam o profissional apto a praticar a atividade pericial, o próprio Conpej possui mais de 10 cursos regulares em diversas áreas de Perícias.

A procura por profissionais tem crescido tanto nos últimos meses que o Conpej, disponibilizou cursos de qualificação em vários estados brasileiros, somente para atender as solicitações dos juízes que necessitam de profissionais capacitados a exercer a função de Perito judicial.

Com o crescimento da atividade, a Justiça terá cada vez mais profissionais qualificados para o andamento dos processos, que muitas vezes estão parados por falta de Peritos.