Agreste

[Vídeo] Moradores de Igaci protestam contra falta de água e fecham AL-115

Por 7 Segundos 16/01/2017 16h04
[Vídeo] Moradores de Igaci protestam contra falta de água e fecham AL-115
Moradores de Igaci protestam contra a falta de água no município - Foto: Josival Meneses

Dezenas de moradores do município de Igaci, no Agreste de Alagoas, protestaram contra a falta de água na cidade e fecharam a rodovia estadual AL-115, na manhã desta segunda-feira (16).

Para obstruir a rodovia e evitar a passagem de veículos, os moradores colocaram tijolos e pedaços de concreto, além de atear foto em galhos secos e troncos de madeira no asfalto.

Eles assinaram um abaixo-assinado solicitando uma medida urgente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para regularizar o abatecimento na cidade. Os moradores denunciaram que falta água há cerca de seis meses, principalmente nas ruas Alcino Ferreira, José Alves, Zacarias, São Pedro, entre outras.

De acordo com uma das lideranças do protesto, o morador André Silva, vendedores de água de carros-pipa estão se aproveitando da situação para explorar os moradores sem água. 

"Queremos que a Casal regularize essa situação porque não podemos viver assim sem água há pelo menos seis meses. Além de comerciantes que estão explorando a situação e vendendo água. Um carro-pipa chega a custar R$ 200,00", disse André Silva.

Ele denuncia também que o escritório da Casal estava fechado nesta segunda-feira e que a má distribuição da água no município afeta dezenas de famílias que ficam sem água nas torneiras.

"Queremos que um representante da Casal para nos garantir que a distribuição da água será normalizada. Temos o direito de termos água e não pagar conta sem ter o produto que é um bem e um direito da gente", disse André Silva.

Sem água e conta pra pagar

A aposentada Juvinete Costa Cavalcante, moradora da Rua São Pedro, estava no protesto e afirmou que na casa em que ela mora de aluguel falta água há seis meses, mas a conta de água vem rigorosamente.

"Estamos sem água e a situação está cada vez mais dificil. Eu pago a conta para não ficar com o nome sujo e não prejudicar a dona da casa que eu moro", disse ela à margem da AL-115.

Dona Roberta é outra moradora de Igaci que participou do protesto nesta segunda-feira e também sofre com a falta d'água na residência que tem na Rua da Jangada.

"Tenho uma casa alugada na Rua da Jangada e a inquilina quer deixar a casa porque não tem água, mas a conta sempre chega. Vou ficar no prejuízo e a Casal nada faz por nós", relatou. 

Nota da Casal

A assessoria de comunicação da Casal enviou nota para o Portal 7 Segundos afirmando que a situação da água no município de Igaci tem duas situações: vazamentos na adutora do Novo Sistema Coletivo do Agreste e a baixa vazão do rio São Francisco.

A assessoria informou que o abastecimento de água fica comprometido quando a empresa e a CAB param o sistema para consertar os vazamentos. 

Por outro lado, a assessoria disse que a Casal e a CAB vão instalar equipamentos chamados de "flutuantes" que conseguem captar água em áreas mais profundas do rio São Francisco, na região de Traipu.

E que, enquanto esses equipamentos não forem instalados, a Casal fará manobras operacionais para garantir o abastecimento de água em Igaci.

Veja a nota da Casal na íntegra, enviado ao Portal 7 Segundos. 

O problema em Igaci decorre de duas situações: vazamentos na adutora do Novo Sistema Coletivo do Agreste e baixa vazão do rio São Francisco.
A Casal e a CAB têm feito diversas paradas do sistema para retirar esses vazamentos na adutora. Quando isso acontece, o abastecimento fica comprometido. Por outro lado, a baixa vazão do rio São Francisco na represa de Xingó, em Piranhas, está comprometendo o nível do rio e, com isso, provocando a redução da captação de água realizada pela Casal e pela CAB em Traipu. Ou seja, a quantidade de água que chega ao Novo Sistema Coletivo do Agreste tem diminuído.

Para minimizar essa situação, a Casal e a CAB vão instalar equipamentos chamados de flutuantes, que conseguem captar água numa área mais profunda do rio, em Traipu. Enquanto essa medida não é concluída, serão realizadas manobras operacionais para garantir o abastecimento de Igaci.

Atenciosamente,
 
Assessoria de Comunicação da Casal

Assista ao vídeo do protesto dos moradores de Igaci na manhã desta segunda-feira (16):