Arapiraca

PM aposta na chegada do IC e no uso da tecnologia para combater o crime no Agreste

Por 7 Segundos 05/01/2017 12h12
PM  aposta na chegada do IC e no uso da tecnologia para combater o crime no Agreste
Coronel José Cláudio em entrevista ao Portal 7 Segundos - Foto: 7 Segundos

Após uma queda no número de homicídios em Arapiraca de maio a novembro de 2016, o mês de dezembro teve um aumento de mortes violentas, um total de 17 assassinatos, de acordo com o tenente-coronel José Cláudio do 3º Batalhão de Polícia Militar. A maioria das mortes tem envolvimento com o crime organizado. Para o comandante, a chegada do Instituto de Criminalística e o uso de ferramentas tecnológicas que serão instalados em 2017 na capital do Agreste, irão agilizar o trabalho da polícia no combate a crimes, como homicídios e tráfico de drogas.

Em entrevista ao Portal 7 Segundos, o tenente-coronel explicou que a chegada do Instituto de Criminalística em Arapiraca está garantida pelo governador Renan Filho e que a instalação do órgão vai ajudar a diminuir o tempo da guarnição no local de isolamento do crime. Assim, após atender uma ocorrência, com a chegada do instituto, policiais podem retornar à ronda na cidade.

O instituto de criminalística estava previsto para ser inaugurado em novembro de 2016. No entanto, um problema no imóvel atrasou a inauguração. Em entrevista à imprensa, o governador explicou que o adiamento da abertura do órgão ocorreu por causa da demora em viabilizar o imóvel e que ainda estaria finalizando a formação do pessoal que irá trabalhar no órgão. Apesar de falar que o instituto será inaugurado em breve, o governador não deu nenhuma data.

Outras ferramentas foram apontadas pelo coronel que irão agilizar o trabalho da polícia. Dentre as apontadas pelo tenente-coronel José Cláudio estão as câmaras de videomonitoramento  e a  comunicação digital.  Segundo ele, o investimento nos videomonitoramentos já está garantido com recursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“Vamos contar com a comunicação digital, em que o policial faz a comunicação mais rápida e é melhor ouvido, além de chegar mais rápido ao local do crime. E o videomonitoramento já anunciado pelo conselho de segurança. Isso vai ser importante para melhorar o policiamento”, afirma. 

Confira a entrevista na íntegra: