Acidentes

SMTT lança campanha de prevenção de acidentes e paz no trânsito nas ruas de Arapiraca

Por 7 Segundos com Assessoria com 7 Segundos com Assessoria 30/12/2016 08h08
SMTT lança campanha de prevenção de acidentes e paz no trânsito nas ruas de Arapiraca
SMTT Arapiraca lança campanha - Foto: Assessoria

A campanha de prevenção de acidentes e paz no trânsito já está no ar. Isto é, nas faixas aéreas nas principais ruas, avenidas e cruzamentos do município, através da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Com frases de alerta sobre a utilização de acessórios de segurança para motociclistas e condutores de veículos automotivos, a campanha também alerta para a paz no trânsito, no sentido de manter a harmonia entre condutores e pedestres.

"Proteja-se, use capacete", diz uma das faixas direcionadas para os motociclistas que precisam usar o capacete para se proteger de uma queda ou qualquer outro tipo de acidente com moto.

"Precisamos sempre alertar os motociclistas porque o índice com acidentes de motos em nossa cidade ainda é alto. Mesmo divulgando nas ruas a campanha "Maio Amarelo" em parceria com o Detran, a imprudência de muitos motociclistas causa acidentes no trânsito da cidade", alertou Ricardo Teófilo, superintendente da SMTT.

A campanha "Maio Amarelo" divulgou, junto com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), que foi lançado primeiramente em Arapiraca e posteriormente em Maceió, no Estado.

Para contribuir com a segurança nas vias, a SMTT revitalizou a sinalização horizontal nos principais acessos de entrada de Arapiraca. Assim como na região central da cidade, incluindo principalmente as faixas de pedestres.

Equipe de educação

A SMTT de Arapiraca disponibilizou toda a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) com a finalidade de chamar atenção dos motociclistas que trafegam pela cidade.

Já a faixa com a frase "Use o cinto de segurança" alerta condutores e passageiros de automóveis para utilizar um acessório simples de usar e importante na prevenção de acidentes.

O titular da SMTT afirmou que o uso do cinto de segurança reduz consideravelmente a morte de uma pessoa em um acidente de trânsito.

"Estudos apontam que o uso do cinto de segurança tem evitado acidentes fatais, quando a pessoa utiliza o cinto em qualquer tipo de veículo", disse Ricardo Teófilo.

Outro tipo de faixa colocado pela SMTT nas ruas de Arapiraca alerta para a paz no trânsito e para a conscientização de o pedestre utilizar a faixa de pedestre para atravessar a rua.

Com a frase "Sou da Paz", a faixa mostra a campanha "Vida na Faixa", que foi bem aceita pela população arapiraquense e tem reduzido acidentes com pedestres no trânsito de Arapiraca.

"São campanhas simples, mas que alertam a população para os perigos do trânsito que todos nós corremos no dia a dia. Para prevenirmos esses tipos de acidentes, basta que possamos seguir essas recomendações", orientou Ricardo Teófilo.