Arapiraca

Biu de Lira declara que se Teófilo tiver interesse projeto do VLT de Arapiraca pode ser reativado

Por 7 Segundos com 7 Segundos 28/12/2016 11h11
Biu de Lira declara que se Teófilo tiver interesse projeto do VLT de Arapiraca pode ser reativado
Senador Benedito de Lira - PP-AL - Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

Em uma entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (28), em Maceió, o senador Benedito de Lira (PP) falou sobre os projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Arapiraca, que está parado há mais de seis anos.

Segundo o senador, se o prefeito eleito Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), tiver interesse em reativar o projeto, ele estará disponível para conversar e fazer o melhor para o segundo maior município de Alagoas.

Durante a entrevista, Biu de Lira explicou que em janeiro de 2010 o então prefeito Luciano Barbosa (PMDB), assinou a ordem de serviço para a implantação, mas como os recursos eram muito altos, a verba precisaria ser federal. "Como não foi feito um levantamento socioeconômico do município, o projeto parou".

Ainda segundo o senador, a atual prefeita Célia Rocha (PSC) o procurou em 2013, assim que assumiu a prefeitura para falar sobre o VLT de Arapiraca.

O Projeto

Na época em que foi elaborado, o projeto era de implantar o metrô de superfície nos trilhos da linha ferroviária que corta a cidade entre a Estação Central e a Vila São José, zona rural de Arapiraca. O percurso de nove quilômetros passaria pelo centro da cidade até o Distrito Industrial.

O objetivo do projeto era reativar o transporte de passageiros numa área entre o Distrito Industrial e a Vila São José, atendendo mais de 20 bairros da zona urbana, além de comunidades da área rural. 

Durante a apresentação do projeto, em 2010, o diretor da empresa Bom Sinal Indústria e Comércio, Márcio Florenzano, disse que os equipamentos já teriam sido adquiridos diretamente da Alemanha.