Interior

Conselheiras tutelares vão denunciar médico do IML de Arapiraca ao MP

Por 7 Segundos 26/12/2016 18h06
Conselheiras tutelares vão denunciar médico do IML de Arapiraca ao MP
Sede do IML de Arapiraca - Foto: Arquivo/ 7 Segundos

Duas conselheiras tutelares do município de Traipu vão denunciar o médico do IML de Arapiraca, que atendeu uma criança de 10 anos, vítima de estupro, por desrespeito e constrangimento à mãe e à vítima ao Ministério Público Estadual (MPE), na última sexta-feira (23), em Arapiraca.

De acordo com as conselheiras titutelares de Traipu, o médico chegou às 14h30 no Instituto Médico Legal (IML), no bairro Jardim Tropical, quando elas já o aguardavam na recepção do IML e só foram atendidas duas horas e meia depois, isto é, às 16 horas.

"Além de saber que havia uma criança para ser atendida e que tem prioridade nesse tipo de atendimento, ele foi extremamente grosseio e fez perguntas diretamente a criança, constrangendo a menina e a mãe dela", disse a conselheira tutelar Cleice Lima.

Cleice Lima estava acompanhada da também conselheira tutelar Fernanda Soares e ambas ficaram decepcionadas com a atitude do médico plantonista do IML de Arapiraca. Ainda mais pelo fato de o IML ter uma brinquedoteca para distrair crianças que são vítimas de estupro ou qualquer outro tipo de violência em um ambiente que recebe corpos para exames de necrópsia. 

"Trouxemos a mãe e a menina, vítima de um estupro, situação muito delicada e nada fácil de se superar, e quando chegamos aqui em Arapiraca nos deparamos com um médico insensível, grosseiro e mal-educado", relatou a conselheira Cleice Lima.

Diante da situação, as conselheiras tutelares disseram ao Portal 7 Segundos que vão denunciar o médico ao Ministério Público Estadual (MPE).

"Vamos denunciá-lo sim porque o médico teve ter consciência que além de uma criança ter prioridade no atendimento de um Instituto Médico Legal, ela não deve ser constrangida porque isso afeta a criança psicologicamente, ainda mais quando já se tem um trauma pelo que ela passou", afirmou Cleice Lima. 

IML de Alagoas

O Portal 7 Segundos levou o caso à assessoria de comunicação do Instituto Médico Legal de Alagoas (IML/AL) para obter a declaração do diretor do órgão. Mas, de acordo com a assessoria o diretor só vai se pronunciar quando o IML de Arapiraca receber notificação oficial do Ministério Público Estadual.