Turismo

Mesmo com a crise, arapiraquense viaja para passar Natal e Réveillon com a família

Por 7 Segundos 24/12/2016 10h10
Mesmo com a crise, arapiraquense viaja para passar Natal e Réveillon com a família
Arapiraquenses viajam para passar Natal com a família - Foto: Josival Meneses

A crise econômica que assolou o país neste ano de 2016 afetou as viagens de Natal para quem desejava passar as festas de final de ano com familiares em outras cidades.

No Terminal Rodoviário de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, o fluxo de passageiros diminuiu cerca de 20% este ano. Na manhã deste sábado (24), véspera de Natal, a equipe do Portal 7 Segundos foi até lá e constatou a diminuição de passageiros que fizeram as malas para passar as festas com a família em outra cidade.

No guichê da empresa Progresso a venda de passagem também caiu consideravelmente. O bilheteiro Robson Melo, de 31 anos, afirmou que os destinos mais procurados são Recife e Petrolina, no estado de Pernambuco, onde a empresa faz viagens diariamente.

"Este ano a crise tirou muitos passageiros que viajariam para passar o Natal e o Réveillon com a família e vendemos até hoje menos do que esperávamos e vendemos no Natal do ano passado", relatou Robson Melo.

"O destino mais procurado pelos arapiraquenses é Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Durante os cinco anos que trabalho aqui as vendas este ano caíram demais. Parece que a crise afentou e as pessoas decidiram não viajar. Eu mesmo vou passar o Natal trabalhando e ficarei por aqui mesmo", disse Robson Melo.

De malas prontas e pé na estrada

Mas, nem todos ficam por aqui. Para a funcionária de serviços gerais, que mora e trabalha em Igaci, no Agreste de Alagoas, Ednalva Menezes Santos, de 52 anos, há 10 anos ela embarca para passar as festas de final de ano em Alagoinhas, na Bahia.

"Todos os anos eu me programo para fazer essa viagem de Natal e Ano Novo para passar com familiares em Alagoinhas. Eu só volto agora no ano que vem", disse sorridente Ednalva Santos ao Portal 7 Segundos.

O arapiraquense Erinaldo Leite, de 28 anos e agente administrativo do Hemoar, embarcou cedo para Maceió, a capital alagoana, para passar o Natal com a família lá.

"Tive que me programar para passar o Natal com minhas irmãs que moram em Maceió. É pertinho e dá pra fazer essa viagem sem gastar muito. Tudo dentro do planejado", afirmou ele.

Transporte alternativo

Ao contrário do movimento de passageiros na rodoviária, nos terminais do Transporte Alternativo em Arapiraca, o fluxo de passageiros foi intenso na manhã deste sábado, 24. 

Com destinos para outras cidades do interior de Alagoas e até mesmo para a capital, os arapiraquenses preferiram pegar as vans ao ônibus tradicional.

A comerciante Tânia de Azevedo Silva, 33 anos, resolveu passar o Natal e o Ano Novo com as irmãs na capital alagoana. e viajou no meio da manhã.

"Aqui é mais rápido, mais barato e eu fico próximo à casa das minhas irmãs em Maceió. Vou passar o Natal e o Réveillon. Agora só volto no ano que vem. Feliz Natal para todos", disse ela antes de embarcar ao Portal 7 Segundos.

Famílias inteiras com adultos, adolescentes, crianças e até idosos embarcaram neste sábado nos terminais de passageiros de Arapiraca para confraternizar as festas de fim de ano com os familiares.

A todos eles e aos que ficaram em Arapiraca, o Portal 7 Segundos deseja um Feliz Natal e que todos sejam abençoados por Deus.