Agreste

Festa de confraternização de Saúde de Arapiraca é marcada por protestos

Por 7 Segundos 15/12/2016 14h02
Festa de confraternização de Saúde de Arapiraca é marcada por protestos
Servidores da Saúde de Arapiraca protestam em festa de confraternização - Foto: Cortesia

Do lado de fora da casa de eventos protestos de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Arapiraca. Do lado de dentro da confraternização de despedida do secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, convidados vips, na tarde desta quinta-feira (15), no bairro Baixa Grande, em Arapiraca.

Os manifestantes aproveitaram o tema da festa "A última festa é sempre a melhor #despedidadobira" para criar paródias e o tema do protesto "A última palhaçada é sempre a melhor".

Para mostrar a indignação por conta da falta do pagamento dos salários, os servidores que participam da manifestação levaram cartazes para alertar a população e a imprensa de Arapiraca.

As frases criativas estamparam os cartazes brancos para constratar com a roupa preta usada pelos manifestantes. "A compreensão não paga as nossas contas", diz um cartaz.

Em outro "A última festa é sempre a melhor: iroria, gozação, humilhação". Uma servidora da Saúde segura o cartão com a seguinte frase: "Não há motivos para comemorações! Onde está o salário do servidor da Saúde?"

Segundos os manifestantes, a prefeitura ainda não pagou o salário de dezembro para os servidores da Saúde e nem o 13º salário.

"Não sabemos se eles vão pagar porque não há calendário nem confirmação. Mas tem dinheiro para fazer confraternização em casa de festa com banda, bebidas e buffet?", questiona um servidor que pediu o anonimato.

A festa prevista para ter início ao meio-dia não contava que os primeiros a chegarem fossem os que não foram convidados para protestar contra a situação de crise pela qual passam os servidores da pasta.

Corte de gratificações

Um dos manifestantes disse ao Portal 7 Segundos que a Secretaria de Saúde cortou a gratificação dos programas PSF (Programa Saúde na Saúde) e Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para poder honrar o pagamento de dezembro e o 13º salário. 

"Mas até agora isso não aconteceu. Então por que fazer festa, fazer comemoração se não se tem o que comemorar?" argumentou.

Segundo os servidores, a manifestação é pacífica e que o secretário chegou à festa por volta das 14h e passou pelos servidores sem falar nada.

"Lá dentro é utopia e estão os gerentes de postos de saúde e servidores de cargos comissionados. Aqui fora é realidade e estão os servidores efetivos que trabalham em prol da população e não receberam seus salários", desabafou o servidor.