Arapiraca

3º BPM realiza formatura do Projeto Pelotão Mirim 2016

Por 7 Segundos 15/12/2016 09h09
3º BPM realiza formatura do Projeto Pelotão Mirim 2016
A solenidade foi realizada no Ginásio João Paulo II - Foto: Assessoria

Mais uma turma do projeto Pelotão Mirim foi formada na noite da última quarta-feira (14) em Arapiraca. A solenidade especial de formatura da Turma 2016 do projeto, aconteceu no Ginásio Poliesportivo João Paulo II, no Parque Municipal Ceci Cunha, em Arapiraca, contando com a presença dos familiares das crianças atendidas, pessoas da comunidade, a banda de música da Polícia Militar de Alagoas, além de autoridade civis e militares, dentre elas o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Marcos Sampaio Lima, e o comandante do 3º BPM, Tenente Coronel José Cláudio do Nascimento.

O Projeto Pelotão Mirim, é uma iniciativa criada pelo 3º Batalhão, idealizado pelo tenente Johnatan Barbosa. Seu funcionamento ocorre através da parceria com as Prefeituras Municipais de Limoeiro de Anadia e de Arapiraca, por meio das Secretarias de Educação, atendendo crianças entre 10 e 14 anos que são oriundas de escolas públicas e estão sujeitas à vulnerabilidade social. Até o momento, o projeto já formou mais de 650 crianças, o que vem modificando a realidade dessas famílias.

O Grupo Coringa é um dos principais colaboradores do projeto. A empresa esteve presente na solenidade, na pessoa da coordenadora de comunicação e publicidade, Kilma Marques, que também foi paraninfa da turma.

Nessa 7ª edição do projeto, foram atendidas 127 meninos e meninas em vulnerabilidade social. Como nos anos anteriores, os alunos contam em sua grade curricular com atividades desenvolvidas dentro e fora das dependências do 3º BPM. Destacam-se as atividades de reforço de matérias escolares, aulas de música e canto, orientação sobre drogas e comportamento, atividades físicas e educação militar básica, além de participarem de diversos eventos públicos e sociais.

Essa turma de 2016, homenageou o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Sampaio Lima. Na ocasião o Coronel, agradeceu o apoio de todos aqueles que possibilitam que o projeto aconteça, bem como agradeceu ao comandante do 3º BPM por dar continuidade ao projeto. Além disso, ressaltou a importância do Projeto Pelotão Mirim para a prevenção da violência e da criminalidade e sua satisfação em poder estar presente em um momento tão significativo

Em seu pronunciamento, o Coronel Marcos Sampaio Lima afirmou ainda que a poucos dias participou da formatura dos cadetes em Maceió, mas que não havia se emocionado tanto quanto naquela formatura, pois foi naquele momento que ele vivenciou na prática que esse trabalho social está, de fato, prevenindo e retirando da marginalidade.

O evento foi marcado por forte emoção em todos os momentos, especialmente, no momento em que o orador da turma fez o seu discurso e durante as apresentações artísticas e musicais realizadas pelas crianças. Durante o evento, as crianças também fizeram o juramento de honra e foram condecorados por seus padrinhos e madrinha, além de recebem os seus certificados. Outro importante momento da formatura, foi a entrega das placas de agradecimento a autoridades civis e militares envolvidas no projeto, bem como ao Coronel Marcos Sampaio Lima que deu nome à turma 2016. 

Assista ao vídeo do evento que aconteceu no Ginásio Municipal João Paulo II: