Baixo São Francisco

Com baixa vazão no Velho Chico, SAAE teme crise no abastecimento de água em Penedo

Por 7 Segundos 13/12/2016 16h04
Com baixa vazão no Velho Chico, SAAE teme crise no abastecimento de água em Penedo

A estiagem tem provocado uma crise hídrica em todo o estado de Alagoas. Em diversas cidades alagoanas, inclusive Maceió, alternativas como rodízio e abastecimento através de carros-pipa estão sendo viabilizadas para amenizar o problema. Em Penedo, o fornecimento de água está prejudicado devido às constantes baixas nas vazões e os assoreamentos do Rio São Francisco. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município ribeirinho teme uma nova redução efetuada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Atualmente a vazão do Velho Chico está em 750 m³/s. A previsão é de que haja uma nova redução nos próximos dias para 700 m³/s. Para o diretor-presidente do SAAE de Penedo, Jorge Alves, a população do município pode sofrer diretamente com o abastecimento, que já vem sendo realizado de maneira estratégica. 

“Ainda não estamos passando dias sem água porque nosso trabalho é a minuto a minuto. A gente fica sempre de olho, porque quando a captação diminui, nós só podemos captar da estação através de uma bomba menor. Assim, nossos reservatórios não ficam vazios, em função do nosso trabalho constante. Mas virá uma nova redução de vazão e nós tememos que haja um revezamento. Porque não vai ter como preencher os reservatórios”, explica o diretor.

Segundo Jorge Alves, em 2013, a vazão do rio era de 1300 m³/s. Para um funcionamento tranquilo no abastecimento de água da cidade é preciso, de no mínimo, 800 m³/s. 

O assoreamento e a baixa vazão também afeta moradores de Piaçabuçu, que sofre com a salinização da água. Isso significa dizer que a população deste município está recebendo água salobra nas torneiras. 

Mais de 80% da população de Penedo depende das águas do Rio São Francisco para realizar as necessidades básicas, como alimentação. O restante, moradores da zona rural do município, é abastecido por poços artesianos. 

É no verão que a preocupação é maior, visto que o consumo de água aumenta neste período. Para evitar problemas mais drásticos, o diretor afirma que está captando água do rio em horários alternados, aproveitando as enchentes da maré. 

“A gente tem que trabalhar no máximo para atender a comunidade”, afirma Jorge Alves, que avisa que a equipe do SAAE prepara para o ano que vem a construção de, pelo menos, oito poços tubulares em pontos estratégicos para amenizar os problemas no fornecimento. 

Ele explica que não é uma solução definitiva, mas paliativa, já que os poços tubulares também apresentam problemas com frequência. 

Festa do Bom Jesus dos Navegantes

Em janeiro acontece a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, período em que Penedo recebe milhares de turistas. Todos os anos, o prefeito da cidade, Márcio Beltrão solicita à Chesf um aumento na vazão do rio para atender a demanda de pessoas que chegam à cidade.

Para 2017, segundo o diretor-presidente do SAAE, haverá um novo pedido. No entanto, ainda não se sabe se ele será atendido.