Alagoas

Em nota, Prefeitura de Arapiraca confirma convênio de oncologia com Hospital Afra Barbosa

Por 7 Segundos 08/12/2016 14h02
Em nota, Prefeitura de Arapiraca confirma convênio de oncologia com Hospital Afra Barbosa

Em resposta a vereadora Aurélia Fernandes (PTB), que postou na quarta-feira (7), em sua página do Facebook, que a Prefeitura de Arapiraca teria desabilitado os serviços de oncologia com o Hospital Afra Barbosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do secretário Ubiratan Pedrosa, divulgou nota, nesta quinta-feira (8), confirmando o convênio.

Na nota, o secretário de Saúde de Arapiraca afirma que qualquer notícia sobre a questão é caluniosa. Ele ressalta também que o convênio com o hospital não se restringe apenas aos serviços de oncologia, mas também vários procedimentos na área da saúde e que são, rigorosamente monitorados pela fiscalização, que certifica também se o tratamento está sendo oferecido integralmente aos pacientes.

O Portal 7 Segundos tentou entrar em contato com a vereadora Aurélia Fernandes para falar sobre o assunto, mas o celular dela estava desligado.

A nota da Prefeitura de Arapiraca afirma também que o Hospital Afra Barbosa não está cumprindo a meta acordada com o município e quem fica no prejuízo são os pacientes.

O secretário de Saúde conclui o documento, reafirmando que todos os esforços entre o município, governo do Estado e o hospital estão sendo mantidos para o cumprimento dos serviços para não penalizar a população.

Veja, abaixo, a íntegra da nota assinada pelo secretário de Saúde Ubiratan Pedrosa:

Nota Oficial

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa a população que não há nenhuma iniciativa por parte do órgão em desabilitar o serviço de oncologia do Hospital Afra Barbosa. Informa também que qualquer notícia com esse conteúdo é caluniosa.

O contrato firmado, há alguns meses, entre a secretaria e a unidade hospitalar, prevê o cumprimento de vários procedimentos na área de saúde, rigorosamente monitorados pelos órgãos fiscalizadores do setor, tendo em vista a necessidade de que os mesmos sejam ofertados integralmente aos pacientes em tratamento.

Contudo, o hospital não está cumprindo a meta acordada no convênio, o que tem causado prejuízos aos usuários.

A Secretaria de Saúde reafirma o compromisso com a oferta de atendimento humanizado e com qualidade, buscando sempre alternativas de diálogo com todos os prestadores de serviços.

Dessa forma, todos os esforços para a solução desse problema estão sendo mantidos entre o município, governo do Estado e a direção do Hospital Afra Barbosa, no sentido que os serviços pactuados pelo estabelecimento de saúde sejam cumpridos integralmente e que a população não volte a ser penalizada.

Ubiratan Pedrosa

Secretário Municipal de Saúde