Alagoas

Adolescente que mora em bairro afetado pela violência escreve livro sobre paixões

Por 7 Segundos 08/12/2016 06h06
Adolescente que mora em bairro afetado pela violência escreve livro sobre paixões

"Eu sempre fui um rapaz muito romântico com minhas namoradas e sempre escrevi coisas muito belas pra elas". Essa é a definição do jovem Luiz Gustavo da Silva Santos sobre as razões de escrever seu primeiro livro de poesias aos 16 anos.

"Ventos do Norte" tem apenas um exemplar, não por ser uma obra de um único livro, mas pela falta de apoio para publicá-lo em quantidade como deseja o adolescente.

Luiz Gustavo que mora na comunidade Frei Damião, mais conhecida como Valentim, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, estampada nas páginas policiais como uma das comunidades mais violentas da região, vive na contramão do submundo.

É um jovem que ama o pai, a mãe, que admira a família e tem fé em Deus. É um jovem que valoriza a escola e tem consciência do quadro social em que vive e vive com humildade, buscando sabedoria no aprendizado da vida.

"A família é tudo que eu tenho. Deus em primeiro lugar, depois meu pai que me incentiva bastante na vida, assim como meus colegas de escola e o diretor que tem forte influência na escrita deste livro", defendeu Luiz Gustavo.

Escrever para Luiz Gustavo é um dom de Deus e que ele afirma não ter dificuldade nenhuma, quando se trata de amor e, principalmente quando se estar apaixonado.

"Dificuldade de escrever basicamente, vamos dizer que nenhuma. É assim muito de momento. Ainda mais quando você está apaixonado é muito fácil escrever sobre o amor", explicou o jovem poeta.

Apesar de jovem, o escritor afirma que a literatura alagoana precisa de um incentivo enorme, assim como a comunidade em que ele mora que é carente e precisa também de uma visibilidade maior, além das páginas policiais como é de costume.

"Quantos e quantos talentos estão lá dentro e acabam se perdendo em meio às dificuldades?", question a Luiz Gustavo.

Para o jovem escritor, dificuldade mesmo é a publicação do livro porque requer muito dinheiro e dedicação.

"Estou em busca de patrocínio. Publiquei apenas um exemplar para eu poder divulgar o meu trabalho e mostrar que pobre também consegue escrever um livro", explicou ele.

Com relação a persistência de ir em busca de objetivos, Luiz Gustavo trás o ensinamento na ponta da língua.

"E se ele (a pessoa) corre atrás de seus objetivos ele alcança e com muita fé em Deus e muita humildade e pé no chão, a gente consegue correr atrás e buscar nossos objetivos", categorizou o poeta.

Para conhecer mais a história do estudante, poeta e escritor Luiz Gustavo da Silva Santos a página dele no Facebook é https://www.facebook.com/luiz13587 e o contato telefônico para apoiá-lo na publicação do livro "Ventos do Norte" é (82) 9.9161-3882.

"Um pescador foi velejar, jogou a rede, pescou apenas uma garrafa que continha uma carta. - Caro pescador, quantos peixes já pescou ? Quantas sereias já fisgou ? Com quantos corações já brincou. Por favor, pesque peixes, não pesque corações. Um peixe fisgado, dá para se devolver ao mar, mas um coração quebrado, não dá para colar", Luiz Gustavo.

Assista parte da entrevista de Luiz Gustavo ao Portal 7 Segundos: