Agricultura

Emater fortalece agricultura familiar em municípios

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 06/12/2016 08h08
Emater fortalece agricultura familiar em municípios

Melhorar a produtividade do agricultor familiar é a missão do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater). Para isso, o órgão estadual, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário(MDSA), vai repassar, através de um convênio, equipamentos de modernização de unidades de apoio à distribuição de produtos da agricultura familiar.

 A iniciativa vai melhorar os pontos de recebimento dos alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ideia é atualizar essas estruturas com a entrega de balanças, computadores, além de minicaminhões para transportar os alimentos até os pontos de distribuição. 

Também estão previstos no projeto, a entrega de freezers horizontais e verticais, além de caixas monoblocos e pallets. Serão 55 municípios beneficiados com a entrega de kits para centrais de comercialização.  

Além de permitirem que os agricultores familiares exponham seus produtos a um público maior, as caixas monoblocos e as balanças contribuem para a comercialização dos alimentos oriundos da agricultura familiar de forma padronizada.

De acordo com o diretor-presidente da Emater, Carlos Dias, o Governo do Estado vai atuar nesta ação em parceria com as prefeituras municipais, sindicatos rurais, além do ministério.

“Cada município vai receber R$149 mil em equipamento. Esses equipamentos em sua grande maioria são para montagem de um escritório que vai servir como ponto de apoio para comercialização da agricultura familiar. Além do escritório, virá também um minicaminhão que vai servir para escoar a produção dos agricultores e entrega aos lugares onde serão beneficiados com os produtos", destacou Dias.

 A Emater confirma ainda a entrega de uma moto e mais um carro aberto, tipo saveiro.

"A gente entende que esses equipamentos vão fortalecer a secretaria da Agricultura e também as prefeituras, no sentido de prestar o melhor serviço de assistência técnica em parceria com a Emater”, destacou o diretor-presidente.