Geral

Falta de combustível causou acidente com voo da Chapecoense

Por JC Online 01/12/2016 06h06
Falta de combustível causou acidente com voo da Chapecoense

Após um dia e meio de investigações, as autoridades colombianas apresentaram na noite desta quarta-feira (30), as primeiras conclusões sobre o acidente com o voo da Chapecoense. Segundo a Secretaria Nacional de Segurança da Clômbia, a aeronave estava sem combustível no momento da queda. As informações são do jornal Estado de São Paulo. 

A falta de combustível indica a possibilidade de ter existido uma pane elétrica nos instantes anteriores ao acidente.

"Podemos afirmar claramente que o avião não tinha combustível no momento do impacto. Uma das hipóteses com que trabalhamos é que como a aeronave não tinha combustível, os motores se apagaram e houve pane elétrica", disse Freddy Bonilla, secretário de Segurança clombiano, em entrevista coletiva no aeroporto Olaya Herrera, no centro da cidade de Medéllin.

Ainda segundo Bonilla, a falta de combustível é considerada uma grave desobediência às regras do transporte de passageiros. "Qualquer aeronave no mundo precisa ter no mínimo uma quantidade extra de reserva para aguentar 30 minutos além do tempo previsto de voo, e ainda mais 5 minutos ou 5% da distância, para que assim se tenha uma segurança. Vamos investigar para saber por que a tripulação não contava com combustível suficiente", explicou.

Prioridade para aterrissar

De acordo com um tripulante da Avianca, o piloto do voo da LaMia, que transportava o time catarinense, solicitiou prioridade para aterrissar, enquanto um outro avião, da empresa Viva Colômbia estava pousando no aeroporto. "Solicitamos prioridade para aterrissar, temos problemas de combustível. No entanto, neste momento, ele não se declarou em estado de emergência", afirmou.