Alagoas

Jogos indígenas da tribo Xucuru-Kariri serão realizados pela primeira vez em Alagoas

Por 7 Segundos com Conteúdo Agência Alagoas 30/11/2016 14h02
Jogos indígenas da tribo Xucuru-Kariri serão realizados pela primeira vez em Alagoas

Os índios Xucuru-kariri são de Alagoas e dominam o território de Palmeira dos Índios, no Agreste do Estado. Eles vão realizar os primeiros Jogos Indígenas Xucuru-Kariri de 14 a 17 de dezembro, no município, com a participação de oito aldeias alagoanas, durante três dias.

A solenidade de abertura dos jogos será na Aldeia Indígena Mãe Serra do Capela, às 18h. A comunidade indígena buscou apoio do governo do Estado e, nesta semana, reuniu-se com o secretário de Comunicação, o jornalista Ênio Lins e deve participar da abertura do evento.

Modalidades

Os Jogos Indígenas terão 15 modalidades esportivas e os índios vão mostrar a riqueza da cultura de seus povos com apresentaão de rituais e celebrar a existência deles com a competição de tiro de capim amargo, cabo de força, corrida de cesto, arco e flecha, zarabatana, arremesso de peteca e estilingue, entre outras modalidades.

A representante da Aldeia Xucuru-Kariri e presidente do Comitê Inter-Tribal, Graciliana Wakanã, explicou que, ao todo, serão 100 participantes indígenas nos jogos. Segundo ela, outras nove aldeias também foram convidadas para participarem do evento como visitantes.

“Nesta primeira edição dos jogos vamos unir nossas culturas e celebrar a tradição dos povos indígenas alagoanos. Lutamos todos os dias para manter a valorização do nosso povo e termos o reconhecimento de todos pela população indígena”, afirmou Gracialina Wakanã.