Arapiraca

[Vídeo] Uneal inicia serviços de assessoria contábil para pessoas de baixa renda

Por 7 Segundos 29/11/2016 18h06
[Vídeo] Uneal inicia serviços de assessoria contábil para pessoas de baixa renda

Manter as contas em dia e manter a regularização fiscal são tarefas bem complicadas, principalmente para as pessoas de baixa renda, que não tem condições financeiras para pagar uma assessoria contábil.

Foi pensando nessas pessoas que o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) foi criado. O projeto é da Receita Federal em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), e com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O Portal 7 Segundos conversou com o coordenador do NAF, o professor Anderson Almeida Barros, que explicou como está sendo desenvolvido o trabalho do projeto.

"O NAF tem a finalidade de atender uma demanda da sociedade que regularmente não é atendida pelos profissionais da contabilidade. É um projeto voltado para a área social que visa atender pessoas de baixa renda e também à microempresas", explicou ele, que também é coordenador do curso de Ciências Contábeis da Uneal.

Esse é um projeto pioneiro da Receita Federal, que objetiva também a educação fiscal no âmbito universitário.

Durante a solenidade de inauguração do prédio onde está funcionando o NAF, o reitor da Uneal, professor Jairo Campos, ressaltou que o programa vai descentralizar e desburocratizar os serviços contábeis tanto para o público interno da comunidade acadêmica, como também para o público externo que não tem condições de pagar um contador.

“A implantação desse projeto avança no sentido de intensificar o diálogo com a comunidade diminuindo a distancia entre a população e a universidade, pois parte da sociedade desconhece o conhecimento cientifico produzido pela Uneal”, afirmou Campos.

Dentre os serviços ofertados estão: Consulta de IPVA, Consulta de Certidão Negativa de débitos, Nota Fiscal Cidadã, Consulta de Processos, Documento de Arrecadação, Inscrição de CPF, Impressão de Comprovante de CPF, Comprovante da Situação Cadastral do CPF, Agendamento, Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral - CNPJ, etc.

Confira abaixo a reportagem feita pelo Portal 7 Segundos sobre o projeto de extensão:

Em Arapiraca, o NAF vai funcionar na sede da editora da Uneal localizada à Rua Francisco Chagas, 185 , no bairro Alto do Cruzeiro.