Arapiraca

Turma do LEO CLube da década de 80 se reúne pela primeira vez em Arapiraca

Por 7 Segundos 28/11/2016 13h01
Turma do LEO CLube da década de 80 se reúne pela primeira vez em Arapiraca

Quem viveu em Arapiraca durante a década de 70 e 80 pôde acompanhar de perto as ações sociais feitas pelos membros do LEO Clube, uma atividade do Lions Clube Internacional para jovens de 12 a 30 anos.

Pela primeira vez depois de 40 anos, os membros do LEO Clube de Arapiraca se reuniram em um evento lindo realizado no último sábado (26), no Clube dos Fumicultores, centro de Arapiraca.

A emoção tomou conta do evento, que contou com diversas homenagens a fundadores e membros já falecidos.

O Portal 7 Segundos conversou com um dos articuladores do evento, o advogado Marcos Ernesto Bezerra, que falou sobre a felicidade de reencontrar amigos queridos.

"Foi um evento muito bonito, membros de vários lugares do nordeste vieram prestigiar e se confraternizar", disse ele.

Dentre os homenageados estão o ex-prefeito de Arapiraca, João do Nascimento (in memorian), o ex-presidente do Lions Cube de Arapiraca, professor Moacir Teófilo, e também membros fundadores, como o primeiro presidente do LEO CLube, José Carlos Lúcio, o segundo presidente, Eronides Almeida, e o primeiro conselheiro, professor Manoel de Oliveira Barbosa.

O LEO CLube de Arapiraca fez história na filantropia da cidade nas décadas de 70 e 80.

"Fomos responsáveis pelos Jogos da Primavera, pelo Baile Brotinho da Cidade e pelo Natal das Crianças Pobres. Sem contar que também contruímos a escola Djalma Matheus Santana, localizado no bairro Primavera", continuou Marcos Ernesto.

O LEO Clube de Arapiraca foi o segundo criado no Brasil, em 1969. O primeiro foi o LEO Clube de Maceió-AL.

Em 1985, o clube arapiraquense foi eleito o terceiro melhor LEO clube de todo o mundo, por causa das constantes ações sociais realizadas pelos seus membros.

O Portal 7 Segundos também conversou com outro membro. O gerente de marketing do grupo Coringa, Sérgio Murilo, disse que o sentimento do reencontro foi indescritível.

"A piscina do Clube dos Fumicultores não ficou cheia apenas de água, mas também de lágrimas. O reencontro foi emocionante".

A atual diretoria do Lions Clube de Arapiraca se articula para reativar o LEO Clube local, para dar continuidade a projetos sociais realizados na Capital do Agreste.

"Ser membro do LEO CLube de Arapiraca foi fundamental para me preparar para a vida. Os jovens da época, que tiveram a oportunidade de participar, com certeza se tornaram pessoas melhores", continuou Sérgio Murilo.

LEO Clube no mundo

São clubes que hoje existem em vários países do mundo e realizam atividades em prol da cultura, cidadania e outras mais. Estes clubes possuem suas diretorias que, por eleições, se renovem a cada ano.

Os associados se denominam "companheiros" e todos usam na lapela um distintivo com o emblema oficial dos LEO Clubes, constituído de uma barra vertical de cor bordô com as letras da sigla LEO em dourado, entre duas caras de leões olhando em direções opostas, um lembrando o passado e, o outro, visando o futuro.

Este movimento teve início na década de 60 quando o Lions Clube de Glendside, Pensilvânia - EUA, decidiu transformar o time de beisebol de uma escola em um grupo de jovens que servisse à comunidade. A idéia se espalhou por vários outros Lions Clubes até ser aprovada como uma atividade oficial pela Associação Internacional de Lions Clubes.