Maceió

Casal reforça manutenção de redes coletoras de esgoto na orla marítima

Medida facilita o fluxo de esgoto na rede e previne a ocorrência de extravasamentos

Por Redação com assessoria 11/11/2016 19h07
Casal reforça manutenção de redes coletoras de esgoto na orla marítima
Equipes da Casal percorrem, em média, três ruas por semana, em Maceió, realizando a manutenção - Foto: Assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Supervisão de Coleta de Esgoto (UNJA/Supece), vem reforçando as ações de manutenção da rede coletora de esgoto na região da orla marítima de Maceió, com o objetivo de evitar a obstrução dos coletores, que causa transbordamentos, mau cheiro e outros danos.

Para tanto, equipes da Casal percorrem, em média, três ruas por semana realizando a manutenção, mas esse número pode variar de acordo com a extensão da rua ou avenida. O serviço consiste na limpeza e desobstrução das redes coletoras de esgoto, dos poços de visitas e de caixas de inspeção. O efetivo mobilizado pela Casal para esse trabalho é formado por um engenheiro ou técnico industrial, quatro motoristas, quatro auxiliares e quatro veículos, sendo um carro de apoio, um caminhão hidrojato, um caminhão de sucção e um caminhão-pipa.

De acordo com o engenheiro Cid Carlos, supervisor de Coleta de Esgoto, da Casal, é de suma importância que a população também colabore tomando consciência dentro da própria casa. “Para residências, evitar jogar cabelo e papel nos vasos sanitários, assim como gordura e restos de comida nas pias das cozinhas. No caso de lava-jatos e postos de combustíveis, é fundamental a construção de caixas de retenção de areia e óleo, além das caixas de inspeção, fazendo a manutenção periódica de ambas”, declarou.

A população também pode denunciar o mau uso da rede coletora pelo telefone 0800 082 0195, bastando informar o endereço do imóvel do infrator para que a Casal faça uma fiscalização.