Alagoas

Semáforos mudam sinalização e sentido de ruas em bairros de Arapiraca

Por 7 Segundos com Assessoria SMTT 10/11/2016 14h02
Semáforos mudam sinalização e sentido de ruas em bairros de Arapiraca
Implantação de semáforos nos bairros Santa Edwiges e Capiatã - Foto: Assessoria / SMTT

A instalação e ligação dos semáforos, na manhã desta quinta-feira (10), no cruzamento das ruas Lino Roberto e Manoel Francisco Cazuza, no bairro Santa Edwiges, e entre as ruas Delmiro Gouveia e Ministro Petrônio Portela, no bairro Capiatã, no Bosque das Arapiracas, vai melhorar o tráfego de veículos nessa região em Arapiraca. As ações fazem parte do calendário pelos 92 anos de Arapiraca: Parabéns pra ela!

Além de a Prefeitura de Arapiraca, por intervenção da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), melhorar o tráfego, a determinação da prefeita Célia Rocha (PSL) é também garantir a segurança dos moradores e a qualidade de vida de quem trabalha nos órgão públicos que estão concentrados nas localidades, como o Fórum, ministérios Público e do Trabalho, Justiça Federal, Prefeitura de Arapiraca, Escola de Governo, 3º Centro de Saúde, Sesc, Arapiraca Garden Shopping, entre outros empreendimentos situados na região.

"São mudanças que previmos desde a instalação do shopping e que agora estamos concluindo, assim como a revitalização do Centro Administrativo para oferecermos mais comodidade e segurança à população", frisou Célia Rocha.

Mudanças de sentido

O semáforo instalado no cruzamento das ruas Lino Roberto e Manoel Francisco Cazuza além de disciplinar o trânsito, provocou mudanças nos sentidos dessas ruas, no bairro Santa Edwiges. Da Rua Samaritana só poderá pegar a Rua Lino Roberto à esquerda, sentido Rua Vicente Nunes.

A Rua Lino Roberto será, agora, mão única da Rua Ministro Petrónio Portela à Rua Vicente Nunes de Albuquerque, paralela ao shopping. No cruzamento do semáforo esta rua terá três sentidos: à esquerda em direção à prefeitura, em frente em direção ao Caic e à direita, em direção à Rua Delmiro Gouveia, no Bosque das Arapiracas.

Já a Rua Manoel Francisco Cazuza terá dois sentidos. O condutor poderá seguir em frente até a Rua Delmiro Gouveia, no Bosque das Arapiracas. O trecho da Rua Lino Roberto até o Bosque será mão única. Já da Rua Lino Roberto sentido prefeitura e INSS será mão dupla.

Sinalização e agentes de trânsito

A SMTT instalou também as sinalizações horizontal (pinturas em lombadas e faixas de pedestres) e vertical (placas de regulamentação). Todas as ruas estão sinalizadas.

De acordo com o superintendente do órgão, Ricardo Teófilo, agentes de trânsito estarão nos cruzamentos desta quinta-feira (10) até a próxima segunda-feira (14) para disciplinar os condutores e pedestres.

"Envolvemos todos os departamentos da SMTT para que esse trabalho acontecesse de forma integrada e estamos construindo um novo trânsito entre os bairros Santa Edwiges e Capiatã", ressaltou Ricardo Teófilo.

Além do superintendente, de técnicos e agentes de trânsito, o engenheiro de tráfego, Ricardo Lima, do Departamento de Engenharia de Tráfego (Detra) acompanhou todo o processo de instalação da nova sinalização até a ligação dos semáforos nos dois bairros.

"É um trabalho que precisamos acompanhar passo a passo para que esse novo tráfego tenha os resultados esperados com o estudo técnico que realizamos anteriormente. Agora é acompanhar a situação prática com o trânsito dos condutores e dos pedestres na região", afirmou Ricardo Lima.