Arapiraca

Instituto de Criminalística de Arapiraca será inaugurado este mês

Por Agência Alagoas 04/11/2016 14h02
Instituto de Criminalística de Arapiraca será inaugurado este mês
oram realizadas algumas mudanças na estrutura do imóvel, como revisão das instalações elétricas e hidráulicas e instalação de um sistema de ar-refrigerado. - Foto: Ascom/POAL

A equipe técnica da Perícia Oficial de Alagoas (Poal) iniciou nesta sexta-feira (4), a etapa final para adaptação do imóvel que irá receber a primeira unidade do Instituto de Criminalística (IC) do interior do Estado. Arapiraca foi a cidade escolhida para receber o novo IC que irá atender a demanda de 52 municípios das regiões do agreste e sertão alagoano.

O imóvel escolhido fica na Rua Miguel Correia de Amorim, no bairro Zélia Barbosa Rocha, próximo da Central de Flagrantes, e Delegacia de Homicídios de Arapiraca.  O assessor técnico de manutenção predial, Ernane Luz,explicou que o espaço está sendo reformado e adaptado para receber o órgão responsável por exames periciais em locais de morte violenta e de constatações de crimes contra o patrimônio.

“Seguindo o projeto arquitetônico, realizamos algumas mudanças na estrutura do imóvel. Revisamos as instalações elétricas e hidráulicas e instalamos o sistema de ar-refrigerado. Agora fica faltando pequenos detalhes para deixar tudo pronto para a inauguração, como a conclusão das partes de pintura, montagem do mobiliário, a colocação da rede e dos equipamentos de informática que serão utilizados pelos peritos criminais”, afirmou o assessor técnico.

O perito-geral da Poal, Manoel Melo Filho, explicou que escolha da localização do imóvel foi estrategicamente pensada para facilitar o acesso e a comunicação com outros órgãos da Segurança Pública envolvidos nas atividades desenvolvidas pelo IC. Outra novidade neste projeto foi a parceria inédita com a Prefeitura de Arapiraca que estará cedendo servidores para o setor administrativo da unidade.

Quando estiver pronto, a unidade do IC de Arapiraca funcionará 24 horas com duas equipes plantonistas, responsável por atender 52 municípios. Ao todo serão 12 peritos criminais e 18 profissionais que atuaram na parte técnica e administrativa.