Capital

Taxistas protestam contra Uber e cobram cumprimento de lei que proíbe o serviço

Por Mariane Rodrigues *estagiária 03/11/2016 12h12
Taxistas protestam contra  Uber e cobram cumprimento de lei que proíbe o serviço
- Foto: Maceió Ordinário

A chegada do Uber em Maceió tem provocado manifestações de todos os lados. Desta vez, taxistas da capital protestam contra o aplicativo em uma carreata pela orla, nessa quinta-feira (03).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas, Ubiraci Correia, a manifestação é uma cobrança para que a prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), cumpra a lei Municipal nº 6552, aprovada pela câmara de vereadores, em que proíbe o funcionamento do Uber em Maceió.

A categoria é contra o aplicativo porque não há regulamentação para o transporte alternativo, que, por enquanto, não possui fiscalização dos órgãos públicos.

Confira vídeo do protesto:

O Uber tem causado polêmica desde a sua chegada a Alagoas. Vídeos espalhados pela internet mostram diversas situações em que motoristas do aplicativo têm os caminhos bloqueados por taxistas para não efetuarem a viagem.

Os bloqueios têm causado constrangimento também aos passageiros, que são obrigados a sair do carro e não completar a corrida ao destino desejado. O último registro ocorreu próximo ao Maikai, quando turistas foram impedidos de prosseguir viagem.

O Sindicato desaprova o comportamento dos taxistas que optam pela interdição de passagens. Segundo o presidente, a atitude pode prejudicar as frentes acolhidas pelo sindicato para lutar contra o novo serviço.

A categoria, segundo Ubiraci, busca em três frentes à regulamentação e fiscalização do aplicativo: por meio de protestos organizados; com advogados, que estudam subsídios judiciais e por meio do Projeto de Lei (PL) 5587/2016. Para este, ele informa que sindicatos de todo o país se reunirão nos próximos dias em Brasília para discutir a proposta.

“A gente não orienta nenhum taxista a bloquear o caminho. Porque em vez de ajudar, vai complicar ainda mais a nossa luta. Agir com as próprias mãos não nos trará os resultados que buscamos”, afirma o presidente.

Rio Largo

Há quase uma semana, um motorista do Uber foi cercado por taxistas no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo. Um vídeo se espalhou pelas redes sociais, trazendo discussão para o tema.

Na manhã desta quinta-feira (03), representantes do sindicato e associações dos taxistas, Polícia Militar e SMTT de Rio Largo se reuniram para discutir medidas. De acordo com a SMTT desde município, o aplicativo é ilegal e as fiscalizações serão intensificadas no aeroporto.

O Ministério Público do Estado considera inconstitucional a proibição do aplicativo. O Uber por sua vez, se apoia na Lei Federal nº 12587/2012, que garante transporte público e privado e dá aos municípios a propriedade de regulamentar as atividades, mas tira dele o poder de proibir o serviço.