Geral

Ceci Cunha: uma marca histórica no coração de Arapiraca

Por 7 Segundos 25/10/2016 19h07
Ceci Cunha: uma marca histórica no coração de Arapiraca

No próximo dia 30 de outubro, a cidade de Arapiraca completa 92 anos e tão importante quanto o nome de Manoel André para a história da Capital do Agreste é o de Ceci cunha. A deputada, já falecida, tem uma ligação tão forte com o município que seu nome foi dado a avenida, praça e prédios públicos.

Ceci Cunha nasceu no município de Feira Grande, no Agreste de Alagoas, mas foi em Arapiraca, que a estudante, esposa, médica, mãe, fixou residência e fez história na política alagoana e nacional. 

Arapiraca homenageou a deputada federal, morta em 1998, construindo o Memorial Ceci Cunha, localizado no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. O espaço que tem um rico acervo sobre a vida pessoal e política de Ceci Cunha, também é utilizado para exposições e eventos culturais. Avenida, loteamentos, praça e rua também recebem o nome da deputada.

Ao lado de Célia Rocha, que é médica pediatra, Ceci Cunha, formada em obstetrícia, fez uma dobradinha imbatível na medicina. Enquanto Ceci Cunha, por meio de suas mãos trazia as crianças ao “mundo”, Célia Rocha recebia, boa parte dessas crianças no consultório pediátrico.

E por meio do grande trabalho de dedicação e amor ao povo agrestino na medicina, Ceci Cunha e Célia Rocha, juntas, foram eleitas vereadoras em 1988 e reeleitas em 1992. O trabalho social desenvolvido na Câmara Municipal de Arapiraca, principalmente voltado a saúde e a zona rural, somado ao desejo de ajudar mais pessoas, conduziu a então vereadora a disputar as eleições para deputada federal.

Em Brasília, Ceci Cunha teve um trabalho atuante participando de diversas comissões como a de Seguridade Social e Família, Desenvolvimento Urbano e Orçamento, e foi relatora de diversos projetos sociais. Uma frase repetida por Ceci Cunha exemplifica o desejo que ela tinha de ajudar aos mais necessitados.

"Como médica, poderia ajudar muita gente. Como política, sei que ajudarei muito mais", afirmou à época.

Em entrevista exclusiva ao Portal 7 Segundos, Célia Rocha disse que tem nomes da vida pública que devem ser eternizados, Ceci Cunha é um desses nomes. A prefeita disse que a ligação com Ceci Cunha era de amizade, familiar e política.

“Quando ela estava em Brasília, Ceci ligava todos os dias para falar sobre os projetos que ela conseguiu aprovar, como obras estruturantes para as zonas urbana e rural de muitos municípios alagoanos”, relatou Célia Rocha.

A prefeita Célia Rocha disse que se estivesse viva com certeza Ceci Cunha estaria em um mandado de senadora, ou até mesmo governadora, tamanha eram a coragem, a força e a determinação de Ceci.

“Se tivesse viva Ceci Cunha seria uma senadora, governadora, ou talvez ainda estivesse exercendo um mandato na Câmara Federal, do qual ela se identificou tanto”, afirmou a prefeita.

Seguindo o exemplo da mãe

Assim como a mãe, Rodrigo Cunha está seguindo a mesma trajetória política diferenciada e vitoriosa. Na primeira disputa a uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o filho de Ceci Cunha teve a maior votação do estado (60.759 votos), deixando para trás muitos caciques da política alagoana.

O mesmo carisma, simplicidade e uma forma transparente de condução dos seus atos na ALE, tem feito de Rodrigo Cunha um dos deputados mais atuantes e com o trabalho reconhecido pela população.

Devido a sua grande aceitação pública, resultado do excelente trabalho que vem desenvolvendo, Rodrigo Cunha foi cotado para ser o candidato a prefeito pelo PSDB em Arapiraca, mas decidiu concluir o mandato na ALE e apoiar Rogério Teófilo (PSDB), que venceu as eleições em Arapiraca.

Rodrigo Cunha afirmou que nunca pensou em seguir a carreira política, por causa da tragédia vivenciada por sua família, que acabou vitimando os pais, e mais outros dois parentes na conhecida “Chacina da Gruta”.

"Mas a vida acabou me levando para a política, e eu acredito que eu tenho uma missão. Vou seguir o exemplo da minha mãe. Via dentro de casa que a política era feita para fazer o bem. Minha mãe é o meu referencial de vida e de atuação na vida pública”, afirmou.