Alagoas

Quintella e Temer encontram investidores em Tóquio

Por 7 Segundos 19/10/2016 14h02
Quintella e Temer encontram investidores em Tóquio
Presidente Michel Temer e ministro Maurício Quintella - Foto: Assessoria

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, juntamente com o presidente Michel Temer, reuniram-se nesta quarta-feira (19), em Tóquio, no Japão, com um grupo de ministros e empresários brasileiros e japoneses, e apresentaram as medidas do governo brasileiro para restabelecer o equilíbrio da economia e as ferramentas de segurança jurídica necessárias para atrair investimentos.

Na ocasião também foi apresentado o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), considerado o carro-chefe da retomada do crescimento da economia, com 34 projetos dentro de um novo modelo de concessões públicas no setor de infraestrutura. Dos empreendimentos, onze estão na alçada do Ministério dos Transportes: quatro aeroportos, dois portos, duas rodovias e três ferrovias.

O objetivo do governo é ampliar a participação do capital japonês e aprofundar as relações econômicas com o Japão, que já conta com quase 700 empresas em operação no Brasil. A intenção é atrair mais empreendedores com o PPI, principalmente na área da infraestrutura.

“Considerando as dificuldades financeiras que o país enfrenta, é imprescindível estabelecer parcerias com a iniciativa privada, nacional e estrangeira, para viabilizar a retomada do crescimento. Há um clima de otimismo em relação ao novo regime fiscal do Brasil”, comentou o ministro Maurício Quintella.

Concessões

Com o PPI, a previsão é que os investimentos totalizem R$ 36,6 bilhões na pasta dos Transportes. Estão programadas as concessões dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre. Na área de portos, os terminais de combustíveis de Santarém (04 e 05) e o terminal de Trigo do Rio de Janeiro.

No campo de rodovias são dois projetos de concessão: a BR-364/365 (entre Goiás e Minas Gerais) e as BR-101/116/290/386 (no Rio Grande do Sul). Entre as ferrovias estão a Norte-Sul (entre Tocantins e São Paulo), Ferrogrão (Mato Grosso e Pará) e a Integração Leste-Oeste (de Ilhéus a Caetité na Bahia).