Alagoas

66ª Expoagro/AL é realizada em momento estratégico para o agronegócio

Por 7 Segundos com Assessoria 13/10/2016 18h06
66ª Expoagro/AL é realizada em momento estratégico para o agronegócio
Expoagro Alagoas - Foto: Edivaldo Júnior

Consolidada como maior exposição agropecuária de todo o Nordeste, a 66ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) começa na próxima quinta-feira, 20, e segue até o dia 30 deste mês, no Parque da Pecuária, em Maceió. Com a pecuária de corte e cadeia produtiva láctea a todo vapor, o evento é realizado em um momento estratégico para o setor.

Em Alagoas, a exposição acontece no início da estação de monta, um fator que aliado à alta do boi gordo no mercado nacional e local, o aumento do valor do preço do leite no País, se tornam fortes atrativos para que criadores de todo o Brasil desembarquem no Estado e garantam animais capazes de aumentar a produtividade do seu rebanho.

“A Expoagro Alagoas ocorre em um momento onde todo o Nordeste está envolvido no agronegócio participando de um grande circuito de eventos. Somos a segunda exposição da região, logo após a do Rio Grande Norte, tornando o nosso evento o momento ideal para aquele criador que participa de ranking de raças e que está em busca de aumentar o seu rebanho e aprimorar sua genética”, revelou o presidente da Associação de Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva.

Negócios

A expectativa é que este ano a exposição movimente mais de R$ 13 milhões durante os dez dias e evento. E com mais de 2500 animais passando parque, entre bovinos, equinos, ovinos, o carro chefe do faturamento são oitos leilões já confirmados na programação das raças quarto de milha, nelore, mangalarga marchador, gir e girolando. Todos com genética comprovada e que todos os anos atraem criadores de todo o país.

De acordo com Rodrigo Loureiro, diretor de Eventos da ACA, apesar da crise que ainda assombra a economia, a 66ª edição da Expoagro irá bater recorde de negócios.

“A recuperação da economia nacional está sendo lenta, mas nós já saímos do fundo do poço. Isso é o mais importante. E o agronegócio, durante o período de crise, foi o diferencial. O setor continuou firme e forte, gerando renda para o país, e em Alagoas não foi diferente”, aponta Loureiro.

Público

Cerca de 100 mil pessoas deverão passar pelo Parque da Pecuária durante a Expoagro Alagoas. Além de leilões, o evento também tem uma programação técnica especial voltada para todas as cadeias produtivas do setor, como os julgamentos de animais, palestras técnicas, a 1ª Exposição de Cavalos Pampas de Alagoas, o 3º Workshop de Ovinos da raça dorper, a 11ª edição do Proleite e outras atrações, além dos mais de 40 estandes colocados em locais estratégicos da exposição, que oferecem produtos para todo tipo de público.

"A Expoagro oferece um momento para que os produtores rurais possam conhecer novos produtos e serviços voltados para o setor. No Parque da Pecuária, teremos estandes que vão atender esses produtores, até mesmo com linhas de crédito diferenciadas com o Banco do Brasil e Banco do Nordeste", destaca Domício.

Expoagro para toda a família

Chamada carinhosamente de “a festa do campo na cidade”, a organização da 66ª Expoagro/AL não se preocupa apenas com entretenimento do criador, mas também com o de toda família alagoana, incluindo em sua programação atrações especiais para todos os tipos de públicos.

Um desses atrativos é a programação de shows, marcados para as duas sextas-feiras da Expoagro. Este ano, são 12 atrações artísticas que tem deixado os alagoanos ansiosos, como Marcia Felipe, Luan Estilizado, Gabriel Diniz e Mano Walter, que deverão levar cerca de 30 mil pessoas para arena de shows do parque.

Além disso, os pais também podem levar os seus filhos para a Expoagrinho. Um evento que acontece todos os dias na exposição, das 16h as 22h, onde as crianças podem ter um contato especial com animais de grande porte, visitar o parque de diversões ou fazer um passeio de pônei.

“A Expoagro é a maior festa do estado de Alagoas e a mais antiga, nós atraímos não apenas o setor agropecuário, mas também a população. A verdade é que a Expoagro é esperada o ano inteiro pelo público”, comenta o presidente da ACA.

A 66ª Expoagro Alagoas é um oferecimento da ACA, em parceria com a Organização Arnon de Mello, do Sebrae/AL, com apoio do Governo do Estado através da Secretária de Agricultura de Alagoas (Seagri).