Alagoas

O Poder da Resiliência

Por Redação com A construção do conceito de resiliência em psicologia: discutindo as origens1 Juliana Mendanha Brandão2 Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte-MG, Brasil Miguel Mahfoud Ingrid Faria Gi 13/10/2016 07h07
O Poder da Resiliência
O Poder da Resiliência - Foto: arquivo pessoal

    Quantos de nós já passamos por períodos onde tivemos a notícia de falecimento de queridos amigos e parentes. Em outras situações, recebemos a notícia de uma doença grave, do divórcio o ou que não temos mais um emprego, fomos literalmente despedidos. Isso é muito comum em nossas vidas, entretanto as reações a esses momentos são muito variáveis em cada indivíduo.

   Alguns caminham rapidamente a depressão, pânico e até ao suicídio. Já outros passam pelas situações como se fossem degraus que necessitam ser transpostos, e naturalmente saem mais fortalecidas após certo tempo.

  Esse fenômeno interno é chamado resiliência. Na passagem da década de 1970 para 1980, pesquisadores americanos e ingleses voltaram sua atenção para as pessoas que permaneciam saudáveis apesar de expostas a severas adversidades. Mantinham a serenidade e força para buscar soluções e resolver os problemas.

  A resiliência é então a capacidade de permanecer motivado e persistir na busca dos próprios objetivos mesmo diante de problemas, frustrações, eventos negativos e estressantes. É uma qualidade que se modifica no tempo em função da experiência e dos aprendizados da pessoa, podendo ser treinada e potencializada.

veja algumas características de pessoas resilientes:

1. Possuem um sentido existencial pelo qual acreditam e lutam. Nos momentos de interferências, recuperam o foco rapidamente.

2. Criam estratégias e ações para atuar na realidade de maneira equilibrada

3. Aceitam e abraçam as mudanças, encarando-as como incentivos para crescer. 

4. Têm clareza das próprias atitudes e seguem adiante na meta estabelecida

5. Mantêm o bom humor e o otimismo diante da vida reduzindo o estresse

6. Influenciam positivamente a si mesmas e contagiam o ambiente em que vivem.

7. Estimulam outras pessoas a superarem seus obstáculos..

  Programas  de desenvolvimento pessoal que estimulem a resiliência podem ajudar a nossa sociedade a promover saúde integtral. Onde teremos indivíduos saudáveis, motivados e maduros emocionalmente, fortalecendo  nossas instituições e as relações sociais.