Alagoas

Ansiedade pode causar reprovação na prova prática de direção veicular

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 08/10/2016 12h12
Ansiedade pode causar reprovação na prova prática de direção veicular

As mãos começam a suar, as pernas a tremer e não existe mais nada no mundo além dos três giros do volante, a baliza vista pelo espelho retrovisor e a faixa amarela antes ou depois dos pneus, acusando se você estacionou correto ou não. A pergunta é o porquê de tantas pessoas se identificarem com essa experiência. Por que 23.805 candidatos foram reprovados no exame prático de direção veicular de janeiro a julho de 2016?

Decidido por dar entrada na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o candidato está previamente ciente de que passará por dois exames: o teórico, que tem baixo nível de reprovação e boa aceitação pelos alunos; e o prático, com alto nível de reprovação e baixa aceitação.

Em um questionário aplicado pela Banca Examinadora do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) no período de junho a julho de 2015, foi possível traçar um perfil dos candidatos à 1ª habilitação. Dentre as respostas, 75 eram candidatos que realizariam o exame pela primeira vez e 87 repetiriam o teste. Apesar de terem cumprido 20h de aula prática, mais 7h no simulador, 46% desses candidatos alegaram estar inseguros em relação à prova prática, inclusive a maioria (61%), que estavam ali pela segunda vez, ou mais.

Observando tais índices, a chefia de educação para o trânsito e formação de condutores do Detran-AL, propôs a realização de um momento com os candidatos na sede do órgão, tendo como propósito o fortalecimento do processo educativo e a ampliação do nível de segurança individual do candidato no momento da avaliação.

O Aulão Preparatório para 1ª CNH conta com dicas para prova prática; palestra com psicólogos e assistentes sociais; momento de relaxamento e reflexão; e exposição do carro usado para provas práticas. A atividade foi implantada no mês de junho deste ano e já trouxe benefícios. No mês de junho, 54,19% foram reprovados no exame prático da categoria B, já em julho a taxa caiu para 51,26%.

O projeto não surgiu apenas devido ao alto índice de reprovação das provas práticas, a base do planejamento foi o grande número de acidentes com vítimas fatais e com sequelas. Devido a esses índices, a equipe sentiu a necessidade de intervir para a melhoria na qualificação do candidato.

Segundo Alex Cardoso, da subchefia de fiscalização e controle de centros de formação de condutores da autarquia, o aulão tem como finalidade a melhoria da formação dos candidatos à primeira CNH. “Não se trata de um bizu ou dicas de como passar na prova, e sim uma melhor formação do condutor para o trânsito”, ressaltou o técnico da área.

Porém, tudo isso ainda não consegue responder nem solucionar tantas reprovações. Um fator que é preciso ser levado em conta, além de todo preparo realizado nas autoescolas, é o nervosismo.

A examinadora Lúcia Eliziário relata o quanto é notório o nervosismo e/ou despreparo dos candidatos. Apesar da experiência com a psicologia, foi na Banca Examinadora que Lúcia pode realmente ver uma pessoa tremer de nervoso, e a principal causa desse sintoma é a imagem de “carrasco” criada sob o examinador.

Nas palestras que compõem o aulão um dos pontos que é trabalhado é a desmistificação da imagem do instrutor através da apresentação de alguns deles e de conversas descontraídas sobre casos vivenciados durante as avaliações. “O aluno que já participou do aulão não está totalmente mais calmo, mas ele se sente mais próximo do examinador. Ele não tem mais aquele pensamento que se perguntar já vai está sendo avaliado ou que receberá uma má reposta.” comenta a examinadora.

De acordo com dados do Detran-AL, erros bobos ocasionados pela insegurança e ansiedade são os mais comuns em pessoas que têm excessiva autocobrança, rigidez e não gostam de se sentirem expostas, o que pode dificultar o processo para obtenção da CNH.