Alagoas

Centro de Testagem e Aconselhamento acompanha usuários com HIV em Arapiraca

Por 7 Segundos 24/09/2016 08h08
Centro de Testagem e Aconselhamento acompanha usuários com HIV em Arapiraca
- Foto: Arquivo / 7 Segundos

A pessoa que, porventura, contrair o vírus HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, não está sozinha. Ela tem a garantia de acompanhamento e apoio de profissionais da Saúde e da área de Humanas que trabalham no Centro de Testagem e Acompanhamento de Arapiraca - CTA.

Segundo a assistente social do CTA de Arapiraca, Daniela França, o Centro é um serviço de saúde pública e realiza a testagem de antiHIV, além do teste VDRL, da Sífilis, e das Hepatites B e C.

Daniela França, em uma entrevista exclusica para o Portal 7 Segundos, afirmou que o teste do HIV só é feito no usuário que procurar o CTA, mediante aconselhamento antes e depois do exame.

"O teste é totalmente sigiloso e confidencial", garantiu a assistente social, que trabalha com uma equipe multidisciplinar.

Ela informou que o CTA dispõe também de psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem e pessoal de apoio. Todos preparados para assistir os usuários que frequentam o Centro.

"Quando a gente entrega um resultado positivo, ou seja, que uma pessoa contraiu o vírus HIV, essa pessoa passa a ser acompanhada por todos nós", disse Daniela França.

Prontuário e encaminhamento

A assistente social afirmou que a partir daí o CTA abre um prontuário para esclarecer a pessoa o que é o diagnóstico e que o resultado só é entregue à pessoa que fez o exame.

"A partir daí faremos o encaminhamento para a pessoa começar o tratamento, que é feito em Maceió", explicou Daniela França.

Ela disse que o usuário não precisa agendar para fazer o teste. No CTA de Arapiraca também realiza os exames de carga viral e CD4 para quem tem o vírus HIV. Os exames servem para que o infectologista acompanhe a carga viral e a imunidade desse usuário para que ele possa receitar os antivirais.

Como o tratamento ainda não é feito em Arapiraca, apenas em Maceió, o CTA garante todo o apoio à pessoa que contraiu o vírus HIV na capital alagoana.

"Mediante o resultado reagente para HIV a gente encaminha para o paciente para Maceió, onde ele poderá fazer o tratamento em três lugares: no Hospital Universitário (HU), no PAM Salgadinho ou no SAE (Serviço de Assistência Especializada) do HDT (Hospital Hélvio Autodoenças Tropicais), que fica por trás da Unidade de Emergência, no bairro Trapiche, em Maceió", relatou ela.

A medicação é trazida de Maceió para o CTA de Arapiraca e distribuída para os usuários que estão em tratamento.

Garantias e benefícios

Daniela França afirmou também que a Prefeitura de Arapiraca garante o transporte do usuário com HIV até a capital, assim como a marcação da consulta.

"O usuário que tem HIV também tem garantias como a carteira do passe livre para ir de ônibus ou de transporte alternativo para ir e vir da capital", disse ela.

Os casos de benefícios junto à Previdência são das pessoas que chegam ao serviço já com os sintomas da Aids.

"Existe uma diferença de uma pessoa que tem o HIV, a de que ela está apenas portando o vírus, e se entrar em tratamento não vai desenvolver a doença que é a Aids. Já a pessoa com Aids apresenta os sintomas da doença", explicou Daniela França.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é mantido com recusos federais e contrapartida do municípío. No Brasil o serviço existe há 20 anos, desde a década de 1980, quando surgiu a Aids por aqui.

"Naquela época o serviço era chamado de Coas - Centro de Orientação e Apoio Sorológico. Já na década de 90 passou para CTA e as ações se expandiram com os exames da Sífilis e das Hepatites", disse Daniela França.

A assistente social do CTA de Arapiraca disse que hoje o HIV é considerado uma doença crônica e se o portador não faltar ao tratamento terá uma qualidade de vida melhor.

"Ninguém pega o vírus por conviver com uma pessoa que tem o HIV. Essa pessoa precisa conviver em sociedade. A gente incentiva a elas a continuarem os estudos e o trabalho", concluiu Daniela França.

CTA de Arapiraca funciona na Rua Guanabara, 120, bairro Capiatã. Contatos: (82) 9.8107-7842 e 3521-4036.