Geral

Palhaço Biribinha faz postagem lamentando morte de Domingos Montangner

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 16/09/2016 10h10
Palhaço Biribinha faz postagem lamentando morte de Domingos Montangner
- Foto: Redes sociais

Téofanes Silveira, o palhaço “Biribinha’ , assim como centenas de artistas e pessoas anônimas que após a confirmação da morte do ator e protagonista da novela Velho Chico, Domingos Montangner, também postou palavras lamentando a morte e desejando força para a família do autor. 

Na postagem, Biribinha,  que assim como o ator, tem sua origem na cultura circense, postou uma foto em um palco contracenando com Domingos Montangner. Na legenda, Biribinha escreveu:

“O dia hoje foi muito triste perdemos nosso querido amigo, valeu Domingos Montangner que Deus conforte tua linda família meu irmão”.

Biribinha 

Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas, Teófanes Antônio Leite da Silveira, leva alegria junto à Companhia Turma do Biribinha há mais de 50 anos. Para ele, para ser um profissional do riso não basta apenas se fazer piada. 

O primeiro palhaço Biriba foi Nelson Silveira, pai de Biribinha. Ele entrou no universo circense após declamar uma poesia de forma diferente. O modo como a recitou, a entonação, as expressões faciais impressionaram o público, e Nelson Silveira foi  convidado para participar do curso de teatro, em Salvador.

Tornou-se ator e, posteriormente, foi contratado pelo circo Pavilhão Teatro Guarani para ser diretor-teatral. Faleceu em 1977, com 65 anos. Para Teófanes, foi a partir daquela poesia que principiou toda a história circense da família Silveira.

Sua mãe, Expedita, a Dita Silveira, teve o circo como sua escola, tornando-se uma das melhores atrizes do grupo, tanto nos dramas como nas comédias. Nelson e Dita tiveram seis filhos e todos se tornaram artistas de circo. Teófanes, filho mais velho dos seis, iniciou sua aprendizagem e estreia no circo teatro aos sete anos de idade.

Durante atuação em uma peça, Teófanes falava algumas palavras erradas, o que acabou provocando risadas das plateias. No dia seguinte, seu pai, Nelson Silveira, o pintou de palhaço para representar a mesma peça. O eletricista da companhia sugeriu que se o pai era o Palhaço Biriba, então que colocasse o nome do filho de Biribinha.

O Circo Mágico Nelson fez história em Arapiraca e Biribinha também deixou sua marca. Hoje, há um espaço que atende mais de 700 crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, que tem aulas de tecido, acrobacia solo, corda indiana, malabares e arte do picadeiro. A escola, que recebe o nome do palhaço, repassa a arte milenar, mantendo a tradição cultural.

Biribinha chegou ao topo do escalão circense no Brasil, sendo referência para inúmeros atores e aspirantes no picadeiro.O enredo das suas apresentações é repleto de alegorias e metáforas.