Alagoas

Após ser denunciado, Lula se pronuncia e nega qualquer irregularidade

Por 7 Segundos com Uol Notícias Política 15/09/2016 14h02
Após ser denunciado, Lula se pronuncia e nega qualquer irregularidade
Lula - Foto: Reprodução / amanha.com.br

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento, na tarde desta quinta-feira (15), em São Paulo, depois de ter sido denunciado na quarta-feira (14) pela força-tarefa da Lava Jato sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. Os investigadores afirmam que o petista comandou o esquema de corrupção na Petrobras e atuou, junto com a empreiteira OAS, no desvio de ao menos R$ 87,6 milhões da estatal.

Acompanhado de militantes, Lula convocou uma entrevista para dar sua versão dos fatos. Ele nega qualquer irregularidade. Sua defesa classificou a denúncia como "truque de ilusionismo".

Lula questionou as ações de busca e apreensão em seu instituto pela Polícia Federal. "Eu não tenho onde guardar os presentes que ganhei de chefes de Estado. Não posso levar pra casa. Não posso usar relógio de ouro, porque daí o ladrão me leva o pulso e tudo", disse ele.

"Quando eu transgredir a lei, me punam para servir de exemplo. Mas quando eu não transgredir, procurem outro para criar problema", deabafou Lula.

O ex-presidente finalizou seu pronunciamento se dirigindo a Rui Falcão, presidente do PT.

"Quero dizer a quem odeia o PT: daqui pra frente, cada petista neste país precisa começar a andar de camisa vermelha. Este partido tem que ter orgulho, porque ninguém fez mais do que fizemos por este país", pediu Lula.

"Me dedicaram um apartamento que não tenho, uma chácara que não é minha. Disseram que sou o 'comandante máximo' de um esquema de corrupção. Eu tenho a convicção de que quem mentiu está numa enrascada", finalizou o ex-presidente.