Maceió

Mutirão para diagnosticar microcefalia segue até amanhã na capital, informa Sesau

Iniciativa está sendo realizada no Centro de Reabilitação da Uncisal, no Trapiche, em Maceió

Por Redação com Assessoria 13/09/2016 07h07
Mutirão para diagnosticar microcefalia segue até amanhã na capital, informa Sesau
Mutirão para diagnosticar microcefalia segue até amanhã, informa Sesau - Foto: Carla Cleto

A Secretária de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nessa segunda-feira (12), um mutirão para diagnóstico da microcefalia. A iniciativa, que prossegue na quarta-feira (14) e na quinta-feira (15), está sendo realizada no Centro Especializado de Reabilitação (CER) da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió.

De acordo com a técnica da Supervisão de Cuidado à Pessoa com Deficiência da Sesau, Layla Ferro, os bebês passam por avaliações de uma equipe multiprofissional, que incluem fonoaudiólogos, oftalmologistas e neurologistas. “Além do diagnóstico, as mães recebem informações sobre os cuidados que devem ter com a criança e onde realizar o acompanhamento de cada caso”, explicou Layla Ferro.

A técnica ressaltou que a iniciativa tem uma expectativa de atendimento de 98 pacientes da capital e do interior. “É importante que o diagnóstico seja fechado com a maior celeridade possível para que os estímulos e acompanhamentos adequados sejam iniciados”, destacou.

A representante da Assessoria de Ações Estratégicas, Thaylla Santa Rosa, explicou que as pacientes foram agendadas e encaminhadas para o mutirão. “A Sesau está comprometida em promovera realização o diagnóstico precoce dos bebês com microcefalia e realizar o acompanhamento para a estimulação precoce”, ressaltou a assessora.

Uma das mães que trouxe a filha para o mutirão, Edneide de Oliveira, natural de Anadia, destacou a importância do trabalho realizado. “Fui bem atendida por todos e recebei informações importantes sobre como cuidar melhor da minha filha”, declarou Edneide.