Alagoas

Arapiraquense dirige curta-metragem e inicia filmagens no Agreste

Por 7 Segundos com Produção Avalanche 09/09/2016 14h02
Arapiraquense dirige curta-metragem e inicia filmagens no Agreste
Curta-metragem Avalanche - Foto: Cortesia / Produção

A produção do curta-metragem Avalanche será rodada em cinco dias com direção do arapiraquense Leando Alves. A equipe reúne profissionais de Arapiraca e Maceió, de Alagoas, e também do estado da Paraíba.

As filmagens começaram na quarta-feira (7), em Arapiraca. O filme é a segunda ficção assinada por Leandro Alves, que antes já havia lançado Flamor (2013) e os documentários “Salão dos Artistas” (2012), “Estrelando José Sawlo” (2011) e “Hoje Tem Espetáculo” (2010). Juntos seus projetos já participaram de mais de 20 festivais de cinema em todo o país.

“Avalanche” reúne em sua equipe alguns dos profissionais mais experientes e premiados do audiovisual alagoano. Os arapiraquenses Henrique Oliveira (“Farpa”, “Ontem à Noite”), responsável pela direção de fotografia, enquanto o som direto fica a cargo de Emmanuel Miranda (“Atirou para Matar”, “Menina”).

Também arapiraquenses, Rafhael Barbosa (“O que Lembro, Tenho”) ocupa a assistência de direção e Nina Magalhães (O Vulto) a direção de arte. A equipe de produção é composta por Wagno Godez (“Canção de Vingança”) e Wéllima Kelly (O Juremeiro de Xangô).

Atores

O elenco é encabeçado por Rafael Nicácio, jovem ator que se destacou nacionalmente como protagonista dos filmes “Sem Coração” (2015) e “Big Jato” (2016). A atriz paraibana Joana Marques (“Sofia”) interpreta Maria, a mão do personagem de Rafael. O pai é vivido por Alex Dantas, em sua estreia na ficção.

Recentemente Alex protagonizou um documentário sobre sua vida e sua relação com a Jurema Sagrada. O jovem Luciano Pedro Jr, de Maceió, completa o elenco principal.

A produção, orçada em R$ 50 mil provenientes do edital promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió – Fmac, situa sua narrativa num povoado do interior alagoano para mostrar os conflitos entre a tradição e a modernidade, o sagrado e o profano, tudo isso em meio ao avanço da violência urbana.

A partir da sinopse é possível ter uma visão geral da trama. “Moradores de uma pequena cidade do interior alagoano, uma família tem sua casa invadida por assaltantes na noite da festa religiosa em homenagem à padroeira. O incidente desestabiliza a todos, trazendo à tona instintos ancestrais em cada um deles. Enquanto o pai sente sua autoridade ameaçada, a mãe alimenta o desejo de vingança. No meio do conflito, o filho vai consumar o ciclo milenar de tragédias vividas por seu povo”.

Leandro Alves conta que a história surgiu a partir de sua observação para a cultura do lugar onde vive, e também de uma vontade antiga de tratar desses temas. Segundo o diretor, um trecho do livro “Guerreiros do Sol”, de Frederico Pernambucano de Mello, ajudou na construção do roteiro.

"Uma vez canalizada para a violência, a energia humana permanece gerando violência ainda por muito tempo, mesmo quando os inimigos naturais que foram responsáveis pelo seu surgimento já não existam. Quando isso ocorre, o que se dá é uma reorientação do sentindo dessa violência em busca de rumo diverso e não o seu amortecimento súbito", conta Leandro Alves.

“Avalanche” já teve a produção contemplada no II Prêmio Guilherme Rogato da Prefeitura de Maceiói e conta, também, com a apoio da Prefeitura de Arapiraca. 

Veja o vídeo em que a equipe recebe orientação antes de gravar em Arapiraca:

Assista parte de gravação do curta-metragem Avalanche, gravada em Arapiraca: