Alagoas

Escolas de Penedo superam metas nos ensinos fundamentais I e II do Ideb

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 09/09/2016 14h02
Escolas de Penedo superam metas nos ensinos fundamentais I e II do Ideb
Escolas Penedo - Foto: Agência Alagoas

Escolas da rede pública estadual de Penedo são destaques no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2015. Muitas delas alcançaram ou ultrapassaram as metas da nação ou do Estado, nos ensinos fundamentais I e II, que correspondem, respectivamente, do 1º ao 5º, e do 6ª ao 9ª anos.

Os dados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na última quinta-feira (8).

Exemplo do bom desempenho das unidades de ensino penedenses é a Escola Estadual Gabino Besouro, localizada no centro histórico da cidade, que atingiu boas notas no teste, apesar de ainda não ter recebido melhorias estruturais. Inclusive, é um dos compromissos do Governo de Alagoas que assinou, esta semana, a ordem de serviço de recuperação predial.

No fundamental I da Gabino Besouro, houve crescimento de um ponto, saindo de 4,2 para 5,2, superior à meta estadual (4,3) e a mesma nota da meta nacional (5,2). Em relação ao fundamental II, a unidade atingiu 4,2, ultrapassando a meta local estipulada (3,7), além de crescer 1,3 pontos em relação ao levantamento realizado em 2013.

Outras escolas que ultrapassaram as metas estadual e nacional, agora no fundamental I, foram a Hermilio de Freitas Melro (5,5), Ruth Mendonça (5,3), que cresceu 1,1 ponto em relação a 2013; e Prof. João Valeriano de Oliveira (4,7).

No âmbito estadual, mas com o fundamental II, as unidades escolares que tiveram um bom índice foram a Dr. Alcides Andrade (3,7), Cônego Teotônio Ribeiro (3,7); João Valeriano de Oliveira (4,1); e Ruth Mendonça (4,1).

Acompanhamento

A gerente da 9ª região, Maria de Fátima Nunes, explicou que, após a divulgação do Ideb, os profissionais da educação ficaram satisfeitos e felizes com o resultado. Ela destacou que o acompanhamento por parte dos professores e diretores fez toda a diferença.

“A equipe faz um acompanhamento de perto, através de treinamentos que os professores recebem para poder transmitir da melhor forma os seus conhecimentos pedagógicos. Além do esforço dos professores, temos um diferencial muito grande, que é o compromisso dos alunos da nossa rede estadual”, afirmou Fátima.

O vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, reconheceu e agradeceu o esforço dos servidores que se empenharam na melhora do ensino público.

"O resultado do Ideb é fruto de um esforço coletivo. Aos que bateram as metas, meus parabéns e o reconhecimento da Seduc; aos que evoluíram em relação ao Ideb anterior, meus agradecimentos pelo empenho; e aos que não tiveram êxito, meu apoio e solidariedade para dispersar as dificuldades e vencer os desafios dentro da escola”, destacou o secretário Luciano Barbosa.

“Vamos dar as mãos e, num trabalho coletivo, mostrar que Alagoas tem bons profissionais da educação, que Alagoas pode produzir uma melhor qualidade de ensino para nossos jovens", completou o secretário.