Arapiraca

Palestra estimula empreendedorismo em estudantes de Arapiraca

Por Agência Alagoas 01/09/2016 14h02
Palestra estimula empreendedorismo em estudantes de Arapiraca
Estudantes universitários da Uneal e do ensino médio do Ifal - Campus Arapiraca - conheceram um pouco mais do cenário empreendedor - Foto: Andressa Alves

“Empreender, para mim, não é apenas ser dono do meu próprio negócio. Empreender representa a realização de um sonho de vida”. A frase expressa o entusiasmo de James Dantas, estudante do segundo período de Administração, que sonha em ingressar no mercado do empreendedorismo através do aplicativo Bookompanion, voltado para o acompanhamento de leituras em formatos digitais.

Na última quarta-feira (31), aproximadamente 200 estudantes universitários da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e do ensino médio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Arapiraca - conheceram um pouco mais do cenário empreendedor através do projeto Em Ação 2016 - Transformando sua ideia em negócio, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

O encontro, dividido em dois momentos, aconteceu pela manhã, no auditório Casa Amarela, e às 19h na Uneal.

Em sua segunda edição, e realizado pela primeira vez em Arapiraca, a ação tem o intuito de fortalecer o espírito empreendedor nos jovens estudantes, impulsionando a criação de ideias inovadoras e, consequentemente, regionalizando o desenvolvimento econômico do Estado.

“Pesquisas comprovam que a maior parte das novas empresas do Brasil é criada por jovens empreendedores de até 35 anos. Nesse sentido, direcionamos o Em Ação para estudantes por entender que durante a graduação, e até mesmo durante o ensino médio, surgem diversas oportunidades de inovação, além da possibilidade de alinhar o conhecimento científico à prática do mercado”, explica a gerente de Micro e Pequenos Negócios da Sedetur, Ana Santos.

No painel Empreenda seus sonhos, ministrado por Victor Ferreira, consultor nas áreas de marketing, empreendedorismo e inovação, os estudantes têm acesso a temáticas como oportunidades, planejamento, inovação e liderança.

“Tentamos passar esses primeiros conceitos básicos relacionados à construção de uma ideia, entendendo, primordialmente, que empreender é um estado de espírito, essencial para quem deseja ter seu próprio negócio. Durante a palestra, relacionamos os temas para obter uma efetiva lógica sobre o que é o cenário do empreendedorismo”, afirma Victor Ferreira.

Além dos estudantes do Campus Arapiraca, participaram alunos de São Miguel dos Campos, Batalha e Palmeira dos Índios.

Após essa etapa, as melhores ideias serão selecionadas para a segunda fase do projeto, voltada para aplicação de ferramentas de gestão através da metodologia Design Thinking, que consiste na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar projetos de alta qualidade.

Ainda no mês de setembro, o projeto terá programação na faculdade Estácio de Sá (Fal) e na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), em Maceió.