Agreste

Lojistas estão preocupados com a incidência de notas falsas no comércio

Por 7 Segundos 25/08/2016 07h07
Lojistas estão preocupados com a incidência de notas falsas no comércio
Notas falsas circulando no comércio de Arapiraca - Foto: Claudio Barbosa

Durante essa semana, os lojistas que integram o Centro Novo, área que integra um projeto de revitalização do comércio de Arapiraca, receberam várias cédulas falsificadas. A maioria delas no valor de R$ 100. Preocupados com a incidência dos casos e a possibilidade de uma quadrilha de falsificadores estar atuando na região, o fato foi comunicado ao Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas).

O presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, revelou que está bastante preocupado com um derrame de notas falsas que vem acontecendo no comércio. Vários lojistas já foram vítimas e a maioria das notas falsas distribuídas é no valor de R$ 100,00. Porém, o alerta está sendo feito para todo e qualquer valor, com a recomendação de muita atenção por parte dos funcionários que trabalham nos caixas e manuseiam dinheiro.

Alguns fatores devem ser observados, a exemplo do papel que é usado na confecção das notas falsas, uma vez que não corresponde aquele utilizado pelo Banco Central nas cédulas verdadeiras.

“Os outros detalhes que podem ser identificados facilmente, olhando contra a luz, é o fio de segurança que fica no meio da cédula e a marca d`água”, destacou Wilton Malta. Os caixas também estão sendo orientados a informar ao cliente que a cédula será verificada, em razão da incidência de notas falsas no comércio, até porque- na maioria dos casos- são os próprios funcionários que acabam pagando o prejuízo em caso de dinheiro falso que é aceito.

“Eu oriento aos empresários que toda e qualquer cédula falsa recebida nas empresas não seja repassada. A orientação é enviar ao Sindilojas, que nós estamos juntando essas cédulas para serem entregues na Superintendência da Polícia Federal, em Maceió”, informou Wilton Malta.

A previsão é que dentro de aproximadamente oito dias essas cédulas recolhidas pelo Sindilojas sejam entregues na Polícia Federal, devidamente documentadas, para que as providencias sejam tomadas.