Maceió

Autismo será tema de audiência pública nesta sexta-feira (26)

Debate reunirá no plenário da Câmara, a partir das 9h, dirigentes de entidades, familiares de autistas e representantes do poder público

Por Redação com Ascom Câmara 24/08/2016 11h11
Autismo será tema de audiência pública nesta sexta-feira (26)
- Foto: Reprodução

A Síndrome do Espectro Autista será tema de debate durante audiência pública nesta sexta-feira (26), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Maceió. A audiência reunirá dirigentes de entidades que atuam no acompanhamento de pessoas com autismo, familiares e representantes do poder público. O debate foi proposto pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) e aprovado pelo plenário da Casa.

Todas as propostas e reivindicações apresentadas durante as discussões terão o devido encaminhamento para a busca de soluções que possibilitem a assistência adequada e políticas públicas voltadas tanto aos autistas, quanto aos familiares que dela necessitam. Por isso, é de fundamentalimportância, segundo destacam os articuladores das audiências públicas, a participação da sociedade civil.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. Esses comportamentos muitas vezes se manifestam pelo interesse intenso e focalizado em um assunto em particular; com movimentos corporais estereotipados como agitar as mãos; e uma sensibilidade aumentada a sons ou texturas.

Cerca de uma em cada 100 pessoas tem um TEA. Sabe-se que é quatro vezes mais comum em meninos do que meninas. A qualidade de vida de muitas crianças e adultos pode ser significativamente melhorada por um diagnóstico precoce e a indicação de tratamento. Por lei municipal de autoria da vereadora Tereza Nelma, comemora-se em 2 de abril o Dia Municipal de Conscientização da Síndrome do Espectro Autista.

O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por dificuldades acentuadas no comportamento, interação social, comunicação e sensibilidades sensoriais. Algumas destas características são comuns entre pessoas com um transtorno do espectro autista; outros são típicos da doença, mas não necessariamente exibido por todas as pessoas do espectro do autismo.