Maceió

Sorteio das unidades do Residencial Rio Novo acontece nesta quarta-feira

Após o sorteio, inicia a etapa de documentação cartorial e, posteriormente, a assinatura dos contratos

Por Redação com assessoria 23/08/2016 15h03
Sorteio das unidades do Residencial Rio Novo acontece nesta quarta-feira
Sorteio das unidades do Residencial Rio Novo será eletrônico e acontece a partir das 10h - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento do Maceió (SMHPS) fará o sorteio das unidades habitacionais para 900 beneficiários aprovados no Cadastro de Habitação do município nesta quarta-feira (24), a partir das 10h. Feito de forma eletrônica, o sorteio acontecerá auditório da Gerência de Governo da Caixa Econômica Federal em Alagoas, no Farol.

O processo seguirá o mesmo padrão adotado para o Residencial Parque dos Caetés, sorteado em junho deste ano: as primeiras unidades serão destinadas para idosos ou pessoas com necessidades especiais. Em seguida, segue-se o sorteio das demais residências, o qual distribuirá as unidades por beneficiário.

O secretário de Habitação, Mac Lira, explica que alguns representantes dos futuros moradores foram convocados para acompanhar o sorteio, que é público. Entretanto, não é necessária a presença de todos os beneficiários. “Todos poderão conferir a lista completa na edição da próxima quinta-feira (25) do Diário Oficial do Município e também pelo site da prefeitura”, anunciou o gestor.

Após o sorteio, já com as unidades definidas, inicia a etapa de documentação cartorial e, posteriormente, a assinatura dos contratos, que terá chamamento público. Depois de assinados, será feita entrega das chaves de cada um dos imóveis. A data ainda será definida, mas a mudança de endereço para as famílias deve acontecer até o final de setembro.

O residencial Rio Novo, construído no bairro de mesmo nome, faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e vai receber moradores originários do programa de habitação do município e que atendem aos critérios exigidos pelo Ministério das Cidades. Entre os inscritos, estão também os assistidos por programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), como pessoas em situação de rua, abrigados e inseridos em aluguel social.

O conjunto dispõe de 900 unidades, em formato de casas sobrepostas, distribuídas em Condomínios Vale do Tocantins, Vale do Amazonas e Vale do São Francisco – com 300 unidades cada um. Cada apartamento tem 42m², sala, dois quartos, cozinha e banheiro adaptados para cadeirantes, com revestimento cerâmico, louças e ferragens.

A área conta com sistemas de saneamento, drenagem, tratamento da água e coleta de esgoto e terá equipamentos sociais e de lazer como quadras esportivas, creche, escola e Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As ruas são projetadas e o residencial fica próximo a uma estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), auxiliando na mobilidade urbana, facilitando, assim, o deslocamento da população com transporte ágil e tarifas acessíveis.