Alagoas

Comandante do 3º BPM divulga ações para coibir roubo de celular em Arapiraca

Por 7 Segundos 17/08/2016 18h06
Comandante do 3º BPM divulga ações para coibir roubo de celular em Arapiraca
J. Cláudio - Foto: Reprodução / Vídeo 7 Segundos

Em entrevista exclusiva ao Portal 7 SEgundos, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), tenente coronel J. Cláudio divulgou as ações que estão sendo executadas para coibir o roubo de celular em Arapiraca.

De acordo com o comandante do 3º BPM, as estratégias são discutidas durante as reuniões com membros da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), na sede do comando em Arapiraca.

J. Cláudio revelou ao 7 Segundos que o roubo e o furto de telefone celular tem crescimento em Arapiraca e na região. O índice ultrapassa o roubo de carros e crimes violentos na cidade.

Para coibir o roubo dos aparelhos, as equipes da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) passaram a registrar nas ocorrências no número do IMEI - Internacional Mobile Equipment Identity, que na tradução livre do Inglês seria Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

"O Imei é o chassi do telefone celulara que podemos saber pelo código asterísco, jogo da velha, zero, seis, jogo da velha (*#06#) para saber o número do Imei e com ele desativar todas as funções do celular, que não terá validade nenhuma para ser comercializado pelos criminosos", explicou o comandante J. Cláudio.

O tenente coronel disse que com esse registro nas ocorrências das polícias Civil e Militar irá desestimular o roubo de celular na cidade e Região do Agreste.

"Desta forma a gente quebra esse ciclo da retroalimentação do celular circulando de maneira clandestina no comércio. Essa é uma das formas que achamos que dará certo na redução desse tipo de roubo ou furto", informou J. Cláudio.

Crescimento em julho

Segundo o comandante do 3º BPM, no mês de julho cresceu o roubo a telefone celular em Arapiraca. A Polícia Militar conseguiu reduzir o roubo de veículos e de crimes violentos letais intencionais, mas não conseguiu o mesmo resultado com relação ao roubo de rua e, principalmente, de celular.

"Como o celular é uma moeda rápida de troca, continua tendo um índice alarmante de roubos", explicou o comandante.

No entanto, J. Claúdio afirmou que as pessoas poderão e devem contribuir com a polícia nessa ação para combater o roubo de celulares.

"É preciso que as pessoas tenham o número do Imei guardado para utilizá-lo em uma situação de roubo e, assim, poder inutilizar o telefone roubado junto à operadora do celular", solicitou o comandante do 3º BPM.

Assista à entrevista do comandante do 3º BPM, no vídeo abaixo, em que ele explica os procedimentos para comanter o roubo de celular em Arapiraca: