Alagoas

Primeira aula de mestrado é um marco na história da Uneal

Por 7 Segundos com Assessoria Uneal 16/08/2016 17h05
Primeira aula de mestrado é um marco na história da Uneal
Uneal - Foto: Assessoria Uneal

Gestores, professores, mestrandos e alunos de graduação de diversos cursos, participaram, nessa segunda-feira (15), da primeira aula do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Universidade Estadual de Alagoas (ProDiC/Uneal). Um dia para ficar marcado na história da instituição, que após quarenta e seis anos de fundação, e apenas dez, que foi transformada em universidade, inicia o primeiro mestrado do interior de Alagoas. A aula foi realizada na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, em Arapiraca.

O professor e historiador Douglas Apratto Tenório, que é Doutor Honoris Causa pela Uneal, foi o convidado especial para a aula inaugural do mestrado. Ele ressaltou a importância dessa iniciativa que é um marco na educação superior de Alagoas . De acordo com Douglas Apratto, o mestrado tem uma grande importância significativa não somente para a universidade, mas também para toda a comunidade do Agreste, contribuindo na formação de mão de obra qualificada e na multiplicação da ciência e do saber.

“A finalidade de uma universidade é fechar o ciclo do ensino superior. Não apenas com a graduação mas fechar o ciclo com o mestrado e com o doutorado. Porque desta forma a universidade passa a ter autonomia. Antes desse mestrado vocês estavam consumindo a produção do conhecimento de outra universidade, a partir desse mestrado e de outros que virão, a Uneal passa a produzir e a consumir o próprio conhecimento”, discursou Apratto.

O reitor Jairo José Campos da Costa, afirmou que o Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC) da Uneal é um reflexo natural do fortalecimento da instituição da política de qualificação que a instituição vem implantando ao longo dos últimos anos.

“Esse programa é o resultado do esforço dos professores da Uneal, que, com seus trabalhos, suas pesquisas e currículos contribuíram para a aprovação da proposta do mestrado”, reconheceu Jairo Campos.

Clébio Araújo, vice-reitor, ressaltou que mesmo diante de todas as dificuldades de estrutura e com a evasão de quase um terço do quadro docente, a Uneal lança um programa de mestrado no interior do Estado.

“Esse programa é um marco na democratização da pós- graduação em Alagoas. Nossa política é de inclusão dos pobres, dos excluídos, não é por acaso que o eixo temático desse programa propõe uma inteseção entre cultura e território. Esse programa entra para a historia como um marco diferente no modo de fazer pós-graduação em Alagoas”, finalizou.

O presidente de Desenvolvimento Econômico da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, parabenizou os gestores da Uneal pela luta constante para uma universidade cada vez mais qualificada.

“Foi por meio dessa insistência dos gestores da Uneal em avançar nas áreas de ciência e de pesquisa que o laços com a Fapeal foram estreitados e resultaram em programas como o Prodic”, pontuou Guedes.

O pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, Cristiano Cezar Gomes da Silva, e o coordenador do ProDiC, Roberto Souza, também participaram da composição da mesa da aula inaugural do mestrado e agradeceram a todos que participaram desse processo.

Mestrandos

Dos 84 inscritos na seleção, dez alunos foram aprovados para o programa de mestrado da Uneal. Dentre eles, Katia Jeane Alves, que cursou Administração na instituição em 2003. A mestranda afirmou que já havia realizado duas especializações em Educação à Distância e em Gestão Pública. Mas a aprovação no mestrado pela Uneal tem um sentimento especial.

"É muito gratificante voltar à universidade que eu me formei e fazer parte da primeira turma de mestrado da Uneal. Tenho certeza que essa nova etapa da minha vida acadêmica vai gerar grandes oportunidades.

Cristiano Miguel Pontes conquistou a vaga no mestrado para aluno especial. Ele é cego e disse que as limitações impostas pela visão nunca o impediram de alcançar seus objetivos. " O mestrado na Uneal é um grande incentivo para fazer pesquisa e estudar o segmento de pessoas com deficiência.