Maceió

Secretaria de Agricultura promove mais uma feira de orgânicos

Produtores de três municípios alagoanos e estudantes de nutrição estavam presentes fornecendo dicas

Por Redação com Agência Alagoas 05/08/2016 15h03
Secretaria de Agricultura promove mais uma feira de orgânicos
- Foto: André Risco

O colorido das frutas e legumes tomou conta do pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), nesta sexta-feira (5). Produtores de Murici, Branquinha e Estrela de Alagoas fizeram parte de mais uma edição da Feira de Orgânicos, promovida pela secretaria.

Dona Silvaneide dos Santos veio de Branquinha e trouxe laranja, banana, mamão e pimenta. Para ela, que produz em um lote de seis hectares, a feira da Seagri é uma grande oportunidade para vender seus produtos.

“Para mim é uma satisfação muito grande estar participando dessa feira aqui na secretaria, trazendo mercadoria de qualidade pra mostrar aos clientes”, disse Silvaneide.

Seu José Rosalvo da Silva, mais conhecido como Bené, é de Estrela de Alagoas e participou da feira da Seagri pela primeira vez. Produtor de orgânicos há um ano, ele destacou a importância de utilizar estercos e compostagens na produção dos alimentos.

“Recebemos o selo por meio de muito trabalho no campo, com técnicos e acompanhamento e a implantação do biofertilizante para matar os insetos. Aprendemos como produzir com esterco de gado, de cabra, fazendo a compostagem e com resto de comida”, disse Bené.

Esta edição da feira contou ainda com a presença de uma professora e duas estudantes do curso de Nutrição, da Universidade Tiradentes (Unit). “A longo, médio e curto prazos, o agrotóxico faz um grande mal para a saúde, assim como os alimentos ultraprocessados, como refrigerante e doce, vão conter mais aditivos químicos que vão interferir na saúde. Já esses produtos orgânicos são excelentes para a saúde, trazendo benefícios para quem consome”, nos contou a professora Tereza Siqueira.

Segundo a supervisora de inclusão produtiva da Seagri, Liduína Alencar, a próxima edição deverá acontecer no início de setembro. Além disso, está surgindo uma nova parceria com a iniciativa privada, ainda para este mês de agosto.

“Em breve vamos ter, na loja Mundo Verde, na Ponta Verde, uma feira como essa que é realizada aqui na secretaria. Estamos nos últimos ajustes e, provavelmente, ela deverá acontecer no dia 24 deste mês”, conclui Liduína.