Capital

Servidores da Educação iniciam primeiro dia de paralisação e cobram cumprimento da data-base

Por Mariane Rodrigues 28/07/2016 09h09
Servidores da Educação iniciam primeiro dia de paralisação e cobram cumprimento da data-base
Servidores iniciam esta quinta-feira com paralisação da rede estadual de ensino e se mobilizam em frente ao Cepa. - Foto: Assessoria

Os servidores da Educação do Estado de Alagoas iniciaram o primeiro dia de paralisação na manhã desta quinta-feira (28). Eles se mobilizam em frente ao Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), localizado no Farol, em Maceió. Os profissionais reivindicam o cumprimento da data-base, que seria realizada em maio, e quando seriam discutidos a progressão salarial e o aumento percentual do piso do magistério.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), a categoria dialoga com o governo desde fevereiro, mas nenhuma proposta foi apresentada pela Secretaria de Educação, que até o momento, não propôs nenhum valor percentual. A classe reivindica o aumento percentual de 11,36% unificado para todos os educadores a níveis médio e superior.

Nesta quinta, eles realizam a primeira paralisação que se estende até quarta-feira (3), quando farão uma assembleia entre o sindicato para discutir se continuam as paralisações ou retornam aos serviços.

Ainda de acordo com o Sindicato, o secretário de educação, Luciano Barbosa, justificou que o projeto de lei que tramita em Brasília sobre a negociação das dívidas dos estados com o governo federal impede qualquer tipo de reajuste e que somente ao resolver as negociações é que poderá realizar algum tipo de acordo com a Educação.

Confira agenda de atividades: