Alagoas

Médicos recebem metade do salário e podem parar as atividades na UPA

Por 7 Segundos 26/07/2016 18h06
Médicos recebem metade do salário e podem parar as atividades na UPA
UPA de Delmiro Gouveia - Foto: Edson Alves / radialista

Os médicos que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, podem parar as atividades a partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto. Motivo: eles só receberam metade do salário do mês de junho.

Em entrevista, por telefone, a secretária de Saúde de Delmiro Gouveira, Geonice Peixoto, afirmou ao 7 Segundos que ainda não foi comunicada oficialmente de uma possível paralisação dos médicos. Ela afirmou que também não recebeu nenhum comunicado da Santa Casa de Misericórida do municípío de São Miguel dos Campos, que gerencia a UPA do município.

"O atraso é uma questão de dias porque a data-base é dia 20, mas o município está fazendo o possível para manter o pagamento em dia, uma vez que a contrapartida da prefeitura é de 25% e toda gestão está passando por dificuldades financeiras", explicou a secretária Geonice Peixoto.

De acordo com um médico que atende na UPA de Delmiro Gouveia, e que pediu o anonimato, ele disse que a Santa Casa não repassou o recurso para a empresa terceirizada Moraes e Alves Serviços Médicos Ltda, que por sua vez não repassou o salário total para os médicos.

"Somos terceirizados e em reuniões entre os médicos fomos unânimes em reduzirmos e não pararmos as atividades, uma vez que no atendimento de urgência não poderá ser interrompido. De toda forma só iremos restringir o atendimento em outros setores com respaldo jurídico', informou o médico.

Linha ocupada

O 7 Segundos tentou entrar em contato com a Santa Casa de Misericórdia, na tarde desta terça-feira (26), mas o telefone só dava linha ocupada. Dezenas de tentativas foram feitas, mas não se obteve sucesso para saber o por que de a Santa Casa não ter repassado o pagamento para a empresa efetuar o salário integral dos médicos de Delmiro Gouveia.