Entretenimento

Batalha e Roteiro terão no cinema gratuito neste final de semana

Por 7 Segundos com assessoria 21/07/2016 09h09
Batalha e Roteiro  terão no cinema gratuito neste final de semana
- Foto: Ilustração

O Cine Sesi estará rodando o Estado com três longas-metragens e outros três curtas-metragens. Além de promover oficinas de “stop-motion” em algumas delas.

O projeto retornou a Alagoas no último fim de semana, e segue para Batalha e Roteiro entre os dias 22 e 24 de julho. É a 11ª edição do Cine Sesi no Estado, envolvendo mais de 80 municípios e alcançando um público de mais de 820 mil pessoas.

As sessões gratuitas em Batalha serão na Praça da Matriz e as exibições em Roteiro serão na Praça Multieventos. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira.

Em 2016, o projeto está completando 15 anos, em uma tarefa árdua porque o processo de extinção das salas de projeção de rua foi devastador. Os motivos são os mais variados: a expansão da TV aberta ao longo das décadas de 1970 e 1980, o VHS (que já morreu), o DVD (que está moribundo). Mais recentemente, a chegada de TV por assinatura e até questões de segurança pública, fazendo com que as pessoas prefiram ficar em casa.

“Em muitas dessas cidades, as pessoas estão tendo essa experiência pela primeira vez. A própria distribuição dos filmes sempre foi difícil. As salas foram ficando inviáveis financeiramente e acabaram fechando as portas”, observa Lina Rosa Vieira.

Nesta edição, serão exibidos os curtas metragens Retirantes, Guida e Salu e o Cavalo Marinho. E os longas exibidos serão O Menino no Espelho, Que Horas Ela Volta e Divertida Mente.


OFICINAS DE ANIMAÇÃO

Mas o Cine Sesi não trata apenas de exibir filme. O projeto também leva oficinas de cinema de animação para algumas cidades contempladas no projeto. Os curtas produzidos pelos alunos são exibidos na telona, na sua cidade e em outras. Em Alagoas, estão previstas duas oficinas, uma já aconteceu em Coruripe, outra acontece em São Miguel dos Milagres, neste mês de julho.

 

RESUMOS DOS FILMES - CURTAS 


RETIRANTES


O filme conta a história de uma mulher que vaga por terras áridas e despovoadas sem ter como alimentar o seu filho. A ambientação se dá no uso de elementos peculiares à realidade do agreste. Uma procissão que reza por auxílio, calangos, solo rachado e uma bandinha de pífanos são alguns dos componentes desse sensível olhar lançado sobre as dificuldades e idiossincrasias de um povo tão sofrido, mas com uma cultura tão rica. A animação gaúcha de 2010 é dirigida por Maíra Coelho e dura 13 minutos.

GUIDA

Uma doce senhora que há 30 anos trabalha no fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo­Vivo em um centro cultural. Classificação: 12 anos.

SALU E O CAVALO MARINHO


Ofilme conta a história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequeiro João Salustiano, Salu logo cedo sonha em participar de um grupo de Cavalo Marinho, folguedo típico da região onde mora. A animação de Recife de 2014 é dirigida por Cecília Da Fonte e dura 13 minutos, com classificação livre.

LONGAS­ METRAGENS 

O MENINO NO ESPELHO

Aos​ 10 anos, Fernando (Lino​ Facioli​) está cansado de fazer as tarefas chatas da vida. Seu sonho era ter clone, para que ele pudesse aproveitar o lado bom da vida, enquanto seu sósia cuidasse das tarefas. Um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida. A paulista de 2014 é dirigida por Guilherme Fiúza Zenha, dura 90 minutos e tem classificação livre.


DIVERTIDA MENTE

Dentro da cabeça de uma menina de 11 anos, as emoções Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza entram em conflito. Resultado: uma aventura cheia de mudanças e surpresas na descoberta do melhor jeito de viver num novo lugar. Classificação: livre.

 

CRONOGRAMA DO CINE SESI CULTURAL EM ALAGOAS

22, 23 E 24/07/2016 BATALHA E ROTEIRO


29, 30 E 31/07/2016 CORURIPE E COITÉ DO NÓIA


05, 06 E 07/08/2016 CAPELA E SÃO MIGUEL DOS CAMPOS