Alagoas

Projeto de cinema do Sesi contempla cidades do Agreste e Sertão

Por 7 Segundos 14/07/2016 09h09
Projeto de cinema do Sesi contempla cidades do Agreste e Sertão
- Foto: Reprodução

Boa parte das cidades brasileiras, nas regiões metropolitanas ou no interior, perdeu o charme de assistir aquele filme no final de semana dentro de uma sala de cinema. Hoje, as projeções acontecem nos shoppings e em alguns raros espaços que ainda resistem. No mais, boa parte já virou igreja, academia de ginástica, sorveteria e até açougue. Mas, ao menos nos próximos três meses, a população de 20 municípios alagoanos voltará a sentir o prazer de ver um bom filme na praça principal. O Cine Sesi estará rodando o Estado com três longas-metragens e outros três curtas-metragens. Além de promover oficinas de “stop-motion” em algumas delas.

“Queremos ir além da formação de plateia. Estamos plantando sementes e quem sabe, criar futuros trabalhadores da indústria do áudio-visual”, afirma Lina Rosa Vieira, curadora da iniciativa, que já rodou quase 700 cidades de 12 estados brasileiros, nos últimos 15 anos.

Em 2016, o projeto retorna a Alagoas, com estreia marcada no município de Senador Rui Palmeira e Canapi, nos dias 15, 16 e 17 de julho. É a 11ª edição do Cine Sesi no Estado, envolvendo mais de 80 municípios e alcançando um público de mais de 820 mil pessoas.

As sessões gratuitas em Canapi serão na Rua Sônia Malta e, as exibições em Senador Rui Palmeira serão em frente à Igreja Matriz. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira.

Em 2016, o projeto está completando 15 anos, em uma tarefa árdua porque o processo de extinção das salas de projeção de rua foi devastador. Os motivos são os mais variados: a expansão da TV aberta ao longo das décadas de 1970 e 1980, o VHS (que já morreu), o DVD (que está moribundo). Mais recentemente, a chegada de TV por assinatura e até questões de segurança pública, fazendo com que as pessoas prefiram ficar em casa.

“Em muitas dessas cidades, as pessoas estão tendo essa experiência pela primeira vez. A própria distribuição dos filmes sempre foi difícil. As salas foram ficando inviáveis financeiramente e acabaram fechando as portas”, observa Lina Rosa Vieira.

Nesse sentido, o Cine Sesi também reafirma o direito à ocupação do espaço público pela população, já que as sessões acontecem em praças e pátios.

O projeto

Lina Rosa explica que o Cine Sesi busca equiparar a experiência cinematográfica do público da capital e do interior. “Estamos levando para o interior equipamentos de projeção e de som equivalentes aos que as pessoas que moram nos grandes centros urbanos experimentam quando vão ao cinema”, explica. São projetores de alta resolução e sonorização compatível. “Nos empenhamos para que a experiência seja rica, que deixe um gostinho de quero mais nas pessoas e uma possibilidade de surgimento ou reabertura de um novo cinema. ”.

Outro desafio, segundo a idealizadora, é montar uma programação que cative o público. As exibições acontecem na praça principal da cidade, onde são colocadas cerca de 500 lugares e, inclusive, tapete vermelho e pipoca quentinha, feita na hora. “Não pode faltar nada”, brinca Lina Rosa.

Nesta edição, serão exibidos os curtas metragens Retirantes, Guida e Salu e o Cavalo Marinho. E os longas exibidos serão O Menino no Espelho, Que Horas Ela Volta e Divertida Mente.

A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente ou que valorizem profissionais brasileiros; filmes que caibam na indicação de todas as idades (levando em consideração o fato de as exibições serem ao ar livre, filmes indicados para o público acima de 14 anos não podem ser selecionados); filmes que priorizem não somente o divertimento dos espectadores, mas a formação de plateias inteligentes; por fim, filmes que estejam liberados para as projeções do Cine Sesi.

Oficinas de animação

Mas o Cine Sesi não trata apenas de exibir filme. O projeto também leva oficinas de cinema de animação para algumas cidades contempladas no projeto. Os curtas produzidos pelos alunos são exibidos na telona, na sua cidade e em outras. Em Alagoas, estão previstas duas oficinas, que acontecerão nas cidades de Coruripe e São Miguel dos Milagres, já neste mês de julho.

Histórico

O ​Cine Sesi Cultural é um projeto patrocinado pelo ​SESI​. Já passou por mais de 690 cidades, algumas delas mais de uma vez, do interior de 12 estados do País, atingindo aproximadamente cinco milhões pessoas desde 2002 até hoje. Gente que, na sua grande maioria, nunca tinha visto cinema na vida. O acesso às projeções é sempre gratuito. 

Confira a programação completa:

15, 16 E 17/07/2016 CANAPI E SENADOR RUI PALMEIRA

22, 23 E 24/07/2016 BATALHA E ROTEIRO

29, 30 E 31/07/2016 CORURIPE E COITÉ DO NÓIA

05, 06 E 07/08/2016 CAPELA E SÃO MIGUEL DOS CAMPOS

12, 13 E 14/08/2016 COLÔNIA LEOPOLDINA E PAULO JACINTO

19, 20 e 21/08/2015 BOCA DA MATA E SÃO JOSÉ DA LAJE

26, 27 E 28/08/2016 TEOTÔNIO VILELA E CAJUEIRO

02, 03 e 04/09/2016 SÃO LUÍS DO QUITUNDE E PENEDO

09, 10 E 11/09/2016 RIO LARGO E PORTO CALVO

16, 17 e 18/09/2016 MATRIZ DE CAMARAGIBE E SÃO MIGUEL DOS MILAGRES